Política

Goiás alcança 1º lugar no país em Redação do Enem 2025 entre escolas estaduais

Léo Carvalho

Publicado em 25 de junho de 2026 às 15:38 | Atualizado há 1 hora

Resultado histórico coloca a rede estadual goiana na liderança nacional e reforça avanço da educação desde 2019 | Foto: Secom
Resultado histórico coloca a rede estadual goiana na liderança nacional e reforça avanço da educação desde 2019 | Foto: Secom

A rede pública estadual de Goiás conquistou a maior nota média em Redação do Brasil entre todas as redes estaduais de ensino no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. De acordo com os microdados oficiais divulgados nesta semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os estudantes goianos alcançaram média de 571,61 pontos, consolidando o Estado como referência nacional em educação.

“Goiás conquistou o primeiro lugar em Redação no Enem entre todas as redes estaduais do país. Esse resultado mostra o quanto nossos professores têm sido dedicados e eficientes na missão de preparar os estudantes, transmitindo conhecimento e criando oportunidades para que eles realizem seus sonhos por meio da educação”, afirmou o governador Daniel Vilela (MDB), nesta quarta-feira (24), durante agenda em Rio Verde, no Sudoeste goiano.

O resultado é fruto da transformação promovida na rede estadual de ensino desde 2019. Com investimentos superiores a R$ 11 bilhões, o Governo de Goiás modernizou a infraestrutura escolar, ampliou o acesso à tecnologia com a distribuição de Chromebooks, fortaleceu políticas de permanência dos estudantes na escola e implementou programas como o Bolsa Estudo, voltado ao combate à evasão escolar. O Estado também avançou na valorização dos profissionais da educação, com concursos públicos, melhorias na carreira e ações voltadas à promoção da equidade e de um ambiente escolar mais seguro.

“Esse resultado mostra o quanto nossos professores têm sido dedicados e eficientes na missão de preparar os estudantes”, afirma o governador Daniel Vilela | Foto: Secom

Entre as iniciativas que contribuíram para esse desempenho histórico está o programa Só Vem Enem, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para preparar os estudantes ao longo de todo o ano letivo. A ação reforça as competências exigidas pelo exame, com foco nas quatro áreas do conhecimento, produção textual e temas da atualidade. Outro diferencial é a plataforma de correção de redações por inteligência artificial, que oferece diagnósticos detalhados com base nas cinco competências avaliadas pelo Enem e auxilia professores e alunos no aprimoramento da escrita.

Para a gerente de Ensino Médio da Seduc, Ábia Vargas, a liderança nacional representa mais do que uma conquista estatística. “Mais do que ocupar a primeira colocação, esse resultado significa ampliar as chances de nossos estudantes ingressarem no ensino superior. É a demonstração do compromisso da Seduc com a qualidade e a equidade da educação”, afirma.

O programa também disponibiliza videoaulas e listas de exercícios pelo Portal NetEscola, promove os tradicionais Aulões Show nas Coordenações Regionais de Educação (CREs) e mantém a Central Tira-Dúvidas nos finais de semana que antecedem as provas. Além disso, desenvolve ações para reduzir a abstenção e incentivar o protagonismo estudantil. Como forma de reconhecimento ao desempenho acadêmico, o Governo de Goiás criou o Prêmio Redação Enem, que concede R$ 5 mil aos estudantes que alcançam 980 pontos e R$ 10 mil aos que conquistam a nota máxima na redação.


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia