Governo de Goiás anuncia construção de mais 3,2 mil casas a custo zero
DM Redação
Publicado em 8 de maio de 2025 às 20:08 | Atualizado há 6 horas
O Governo de Goiás vai conceder 3.230 casas a custo zero a famílias em situação de vulnerabilidade de 64 municípios goianos. A solenidade de assinatura das ordens de serviço foi realizada nesta quinta-feira, 8, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, e foi conduzida pelo vice-governador, Daniel Vilela, que representou Ronaldo Caiado na ocasião.
A meta é alcançar 10 mil unidades habitacionais até 2026 – todas totalmente gratuitas para os beneficiários, conforme diretriz do programa Para Ter Onde Morar, da Agência Goiana de Habitação. Segundo o vice-governador destacou no evento, “a ação reafirma a transformação social promovida pelo Governo de Goiás, único estado brasileiro a promover entrega de moradias sociais sem custo”, com mais de 3.5 mil moradias entregues em 115 cidades, construídas com investimento do Goiás Social, por meio da Agehab e Seinfra.
Além disso, Daniel Vilela também frisou que o Estado prioriza municipalização dos benefícios: “o Governo de Goiás não olha partido nem posição política. Olha para as pessoas, para quem mais precisa. Hoje temos a maior rede de proteção social do Brasil, comandada pela primeira-dama Gracinha Caiado, e estamos transformando a vida de quem mais precisa com responsabilidade fiscal e eficiência”, afirmou o vice-governador.
Ainda durante evento, o vice-governador também ressaltou que, além da habitação, o governo mantém em dia as transferências constitucionais para saúde e transporte escolar, valorizando servidores e combatendo a corrupção.
“Temos um governo presente, que entrega serviços com qualidade e que faz do equilíbrio fiscal a base para todas essas conquistas”, declarou. Benefício direto às famílias e à economia localAs casas serão construídas em terrenos cedidos pelas prefeituras, que também se responsabilizam pela infraestrutura urbana dos loteamentos.
Segundo Daniel, o impacto é duplo: “Além da dignidade de ter a casa própria, essas famílias passam a ter recursos que antes iam para o aluguel. Isso movimenta o comércio local, fortalece a economia e muda a realidade dos municípios”.
Para o secretário estadual de Infraestrutura, Adib Elias, o programa simboliza a boa “relação da pasta com a agência da grandeza da Agehab”, o que representa, segundo ele, “certeza que nós vamos levar felicidade ao povo de Goiás”.
Parceria com os municípios é destaqueO presidente da Federação Goiana dos Municípios (FGM), Paulo Vitor Avelar, destacou que o programa atende “o sonho de todo gestor, que é entregar moradia e transformar a vida das famílias dos nossos municípios”.
Ele frisou que “com a ordem de serviço assinada hoje, 3.230 famílias vão mudar sua vida por meio do maior programa de habitação a custo zero deste país”. Já o presidente da Associação Goiana dos Municípios (AGM), José Délio, lembrou que “64 prefeitas e prefeitos têm a satisfação de chegar em seus municípios com ordem de serviço assinada”, reforçando o novo modelo adotado pelo Estado.
“O município oferece o lote com infraestrutura e o governo chega com a casa pronta, sem necessidade de licitação local. É a concretização do direito à moradia com custo zero no Estado de Goiás”, pontuou. Maior rede de proteção social do paísAlém das Casas a Custo Zero, a Agehab atua com outros eixos do programa Pra Ter Onde Morar. Com o Aluguel Social, foram beneficiadas 74.083 famílias em 117 municípios, com 28.760 cadastros ativos.
Há, também, o Crédito Parceria, que contemplou 14.719 unidades habitacionais entregues com subsídio de até R$ 47,4 mil por família. Além disso, a pasta promove a Regularização Fundiária, que abrangeu mais de 11.500 imóveis com escrituras entregues desde 2019. Para inscrição ao Casas a Custo Zero, a família deve ter renda de até um salário mínimo, moradia mínima de cinco anos no município, inscrição atualizada no CadÚnico e composição familiar conforme critérios do ECA.