Política

Hugo Motta barra Eduardo Bolsonaro como líder da minoria, e deputado pode ser cassado

DM Redação

Publicado em 23 de setembro de 2025 às 08:47 | Atualizado há 54 minutos

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), barrou a indicação do PL para que Eduardo Bolsonaro (PL-SP) assumisse a liderança da minoria. O parecer técnico apontou que o deputado não cumpriu requisitos regimentais básicos, e a comunicação prévia de sua ausência do país.

Eduardo Bolsonaro acumula 18 faltas não justificadas em 32 sessões deliberativas, além do limite de um terço permitido pelo regimento. A perda do mandato torna-se iminente sem a proteção que o cargo de líder ofereceria contra a contagem de ausências.

A decisão ocorre no mesmo dia em que o governo norte-americano estendeu sanções contra o ministro Alexandre de Moraes, sua esposa e empresas familiares na Lei Magnitsky. Eduardo é acusado de articular essas retaliações durante seu autoexílio nos EUA.

O parecer destacou que o registro remoto de presença só é permitido para deputados em missão oficial autorizada pela Casa. A ausência não comunicada caracteriza “violação ao dever funcional do parlamentar” segundo a assessoria jurídica da Câmara.

Foto: José Cruz/ Agência Brasil

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia