Política

Impasse diplomático: Lula afirma que Brasil tenta negociar com EUA há meses sem resposta

Redação Online

Publicado em 17 de julho de 2025 às 17:07 | Atualizado há 3 horas

Durante discurso na abertura do 60º Congresso da UNE, Lula criticou a postura unilateral do governo americano
Durante discurso na abertura do 60º Congresso da UNE, Lula criticou a postura unilateral do governo americano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva revelou que o Brasil aguarda há mais de dois meses uma resposta dos Estados Unidos sobre as negociações comerciais após a imposição de sobretaxas por Donald Trump. Durante discurso na abertura do 60º Congresso da UNE, Lula criticou a postura unilateral do governo americano e afirmou que a única “resposta” recebida foi uma carta com tom de ultimato.

Lula confrontou publicamente as medidas de Trump e rejeitou qualquer imposição à soberania brasileira. O presidente também acusou Jair Bolsonaro e o filho, Eduardo Bolsonaro, de apoiar políticas que prejudicam o Brasil. Em resposta, o ex-presidente negou responsabilidade pela decisão americana e culpou o governo atual pelo desgaste nas relações bilaterais.

Em entrevista à CNN Internacional, Lula afirmou que não considera a situação uma “crise”, mas reforçou que o Brasil não aceitará condições abusivas. Ele destacou a importância do diálogo e lembrou os 200 anos de relações entre os países. O presidente também defendeu o Brics, grupo que inclui Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Disse que a aliança não foi criada para confrontar outras nações.

Especialistas alertam que uma retaliação brasileira às taxas impostas por Trump poderia agravar a economia nacional. Enquanto o governo busca uma solução negociada, Lula mantém uma postura firme, ao dizer que o Brasil não será refém dos interesses americanos.

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias