Inaugurada 21ª obra da saúde
Diário da Manhã
Publicado em 21 de outubro de 2015 às 20:44 | Atualizado há 10 anos
A infraestrutura dos bairros que estão na área de abrangência do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama) estão sendo melhoradas pela Prefeitura de Goiânia. Ontem, 21, o prefeito Paulo Garcia (PT) inaugurou o Centro de Saúde da Família Cidade Jardim Michele Muniz do Carmo. A unidade, que foi construída com recursos do Puama, atende ao projeto padrão da Secretaria Municipal de Saúde, que irá administrar os atendimentos no local.
Na ocasião, o prefeito afirmou que o Centro é a 21ª obra da saúde entregue à população em sua gestão. “O Puama não é apenas a recuperação ambiental de áreas degradadas. As pessoas precisam compreender que o Programa vem para requalificar 132 bairros de Goiânia. O projeto ultrapassa os limites da preservação ambiental ao longo do Córrego Macambira e do Ribeirão Anicuns e vem para melhorar a qualidade de vida dos moradores”, disse Paulo Garcia.
Segundo a Prefeitura de Goiânia, além da construção dos parques, o Puama prevê também a regularização urbana e o reassentamento de famílias e negócios localizados na área de abrangência, bem como a ampliação da infraestrutura da região, com pavimentação, iluminação, construção de unidades de saúde (centros de Saúde da Família Cidade Jardim e São Francisco), quadras poliesportivas e praças.
Em seguida, Paulo Garcia enfatizou que o Centro de Saúde da Família, que custou cerca de R$ 1,8 milhão, vai atender 2 mil pessoas por mês e beneficiar diretamente cerca de 28 mil moradores, que é população estimada residente nos bairros vizinhos, segundo dados do censo IBGE de 2011. Por sua vez, o titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Fernando Machado, explicou que a unidade conta com consultórios para atendimento clínico e atendimento odontológico, salas de enfermagem e vacinação.
A presidente da Associação de Moradores da Cidade Jardim, Maria Aparecida Costa, de 67 anos, afirmou que a inauguração do Centro veio em boa hora. “Esta unidade vai trazer muitos benefícios para a população da região. Até então procurávamos atendimento médico no Bairro Nova Esperança ou em Campinas. Agora seremos atendidos na porta de casa”, comemorou.
Homenagem
O nome da nova unidade de saúde é uma homenagem à memória da advogada Michelle Muniz do Carmo, filha do suplente de senador Luís Carlos do Carmo, que foi vítima de latrocínio em 2012. O vereador Deivson Costa, propositor do projeto de lei, destacou que a homenagem deve-se aos trabalhos sociais que Michele desenvolvia e agradeceu ao prefeito pelo apoio nessa solicitação. Deivison destacou, ainda, que a intenção é que o nome da unidade nos faça sempre lembrar de que é preciso melhorar a segurança pública em Goiânia e em Goiás.
Luís Carlos do Carmo agradeceu à todos pelo ato promovido. “Serei eternamente grato por esta homenagem. A Michelle foi meu braço direito e esquerdo, me ajudou muito nos meus trabalhos sociais e de forma trágica perdeu à vida prematuramente”.