Política

Iris prevê 3 ou 4 meses para colocar a “casa em ordem”

Redação DM

Publicado em 24 de fevereiro de 2017 às 02:56 | Atualizado há 9 anos

O prefeito Iris Rezende (PMDB) afirmou que, em três ou quatro meses, terá colocado a “casa em ordem” para dar início às obras que pretende em quatro anos de mandato à frente da Prefeitura de Goiânia. “Tenho trabalhado dia e noite para colocar a coisa em ordem. Meu compromisso é de fazer com que Goiânia volte a ser a cidade que representava o orgulho de seus moradores”.

Em um vídeo de mais de três minutos, postado em sua conta, no Facebook, Iris lembra que a situação administrativo-financeira da Prefeitura de Goiânia é grave, com dívidas que ultrapassam os R$ 600 milhões, além do deficit mensal de R$ 30 milhões. “Só com as empresas de aluguel de automóveis as dívidas chegam a R$ 100 milhões. São dívidas e mais dívidas. Todos os prestadores de serviços cobram da prefeitura. É uma situação de caos total.”

O peemedebista frisou que recebeu uma cidade, em 1º de janeiro, com lixo em todos os bairros, buracos por todas as ruas e avenidas, parques e cemitérios tomados pelo matagal, algo que realmente “assusta a qualquer um, menos a mim, que sempre enfrentei todo o tipo de desafio na administração pública.”

O prefeito ressaltou que, ao lado de seu secretariado, tem trabalho para recuperar a administração em “tempo recorde”, pois a sua meta é realizar importantes obras, nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, esporte e lazer, meio ambiente, habitação. “Vamos pavimentar 30 bairros em quatro anos”. Ele pretende retomar as obras paralisadas, como o BRT Norte-Sul, Macambira/Anicuns e a Leste/Oeste.

                          Compromissos

Compromissos firmados por Iris Rezende com a população de Goiânia para resgate em quatro anos de mandato:

Capacitar e aparelhar a Guarda Civil Metropolitana para atuar dentro da competência do município.

Colocar guardas municipais dentro dos ônibus, dos pontos.

Ampliar o videomonitoramento nas avenidas e ruas comerciais e a ação do Observatório de Segurança Pública Municipal.

Efetuar programas de combate às drogas, juntamente com o Programa Nacional de Combate às Drogas.

Implantar projetos de iluminação pública.

Instalar câmeras nos pontos estratégicos da cidade.

Iluminar a cidade para contribuir na segurança.

Limpar os lotes vazios para não haver esconderijos de criminosos.

Implantação de Guarda Civil Municipal (GCM).

A área de saúde foi um dos grandes pontos de embate na disputa eleitoral de 2016, a crise de atendimento dos últimos anos foi colocada em discussão e foi uma das áreas mais debatidas, em pesquisas mostravam que o atendimento à saúde foi a maior preocupação da população de Goiânia.

Iris Rezende destacou durante a campanha que o grande problema na área de saúde é a gestão e que ele irá agir para que o atendimento à população seja retomado. Ele destacou que vai reabrir os Cais fechados e fazer com que as outras unidades funcionem 24 horas.

Garantir médicos 24 horas nos postos de saúde.

Desenvolver estudos para entregar em domicílio de medicamentos de uso contínuo aos doentes crônico e idosos.

Melhorar o salário do médico para atender melhor a população.

Criar o sistema de Atendimento à Saúde pela internet.

Abertura de todos os Cais da cidade durante todo o dia e reabertura das unidades que estão fechadas.

A mobilidade e as obras de mobilidade foram colocadas como prioridade durante os debates eleitorais. Um dos problemas que envolve a mobilidade das pessoas é a questão do transporte coletivo. Iris Rezende afirmou que vai resolver o problema do transporte assim como fez no primeiro mandato. Ele prometeu ampliar os terminais, fazer uma nova licitação e criar linhas alternativas para a população de Goiânia. Já na área de mobilidade urbana, o prefeito prometeu:

Melhorar as ligações interbairros, inclusive com construções de pontes.

Ampliar os terminais de ônibus e renovar toda a frota de ônibus com veículos novos e acessíveis.

Projetos de corredores preferenciais ao BRT Norte-Sul.

Criar linhas alternativas para atender a população da capital.

Exigir das empresas o cumprimento de um serviço com qualidade com renovação da frota de ônibus.

Regularizar o Uber.

Estabelecer política de estacionamento para o comércio.

Criar um grupo de estudos para desenvolver o “Projeto de Mobilidade Urbana”.

Estabelecer política de estacionamentos que contribua para o gerenciamento da mobilidade.

A falta de vagas nos Cmeis de Goiânia dominou a discussão sobre rede de ensino e educação em Goiânia durante a disputa eleitoral de 2016. Iris Rezende prometeu acabar com o deficit de vagas nessas áreas e vai convocar os concursados na educação.

Ampliar oferta do número de vagas em educação integral e educação infantil.

Investir na melhoria da estrutura física da Rede Municipal de Educação.

Contratação de novos professores e valorização de toda a categoria com salários dignos e com o cumprimento dos direitos dos servidores públicos municipais.

Zerar o deficit de vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).

Criar 20 escolas de tempo integral no ensino fundamental.

A área da administração pública foi um dos temas que geraram grandes discussões no embate eleitoral, um dos pontos de disputa foi a criação da Subprefeituras. Iris Rezende também voltou a fazer o compromisso de asfaltar todas as ruas de Goiânia. Ele ainda destacou que vai terminar as obras da Avenida Leste-Oeste e construir 25 parques na cidade.

Serviços Urbanos

Investir na modernização tecnológica da prestação de serviços públicos ao cidadão através de sistemas.

Centralizar a definição da plataforma tecnológica a ser utilizada pelos órgãos públicos municipais, com capacidade de integrar as soluções hoje existentes.

Conectar a infraestrutura física e a digital, definindo a utilização de plataformas de tecnologia que conversem entre si.

Reavaliação do sistema de limpeza urbana, estabelecendo um plano de logística reversa e restabelecendo a coleta seletiva e noturna.

Construir 25 parques.

Tornar Goiânia a capital mais limpa do País.

Modernizar o aterro sanitário e implantar projetos de iluminação pública eficiente e seguras.

Estimular o plantio de árvores por particulares, assim como revitalizar todos os parques da cidade .

Coleta de lixo com normalidade e mutirão de limpeza em lotes baldios.

Propõe a construção de sete administrações regionais.

Polo industrial na região do Dergo, na região de Campinas.

Rever o valor do IPTU.

Infraestrutura

Recuperar mais de 3.000 km de asfalto de ruas e avenidas.

Pavimentar todas as vias da capital .

Combater congestionamentos com a construção de pontes e viadutos.

Revitalizar a Feira Hippie e Praça do Trabalhador, o Centro da cidade e Campinas.

Requalificar museus e acervos desses locais.

Conclusão da Avenida Leste Oeste.

Construção de novos viadutos e desafogar o trânsito nas principais vias de Goiânia.

Habitação

Entregar a escritura de imóveis sem nenhum custo.

Promete construir novos conjuntos habitacionais em diversas regiões da Capital.

Doar lotes urbanizados e regularizar áreas.

Emprego

Convênio com o Sistema “S”.

Convênio com o Sine e Secretaria Estadual de Cidadania e Trabalho para identificar o não preenchimento de vagas.

Cursos nas escolas em horário em que as salas de aula não estejam sendo utilizadas.

Parcerias com entidades para a implantação de projetos de empreendedorismo e geração de emprego.

Integrar órgãos de desenvolvimento econômico/social para a redução da desigualdade entre as regiões de Goiânia.

Saneago

Pedir a revisão da concessão da Saneago.

Cancelar a renovação da concessão da Saneago.

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia