Jovair: produtor rural pode renegociar dívidas
Redação
Publicado em 25 de novembro de 2017 às 02:04 | Atualizado há 7 anos
A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira, projeto do líder do PTB, Jovair Arantes (GO), que autoriza produtores rurais a renegociarem dívidas de operações de crédito no âmbito do Programa Nacional do Álcool (Proálcool), independentemente do tamanho das terras (PL 3982/15).
A proposta estipula prazo de pagamento das dívidas do Proálcool de até 15 anos, com até três anos de carência; taxa efetiva de juros de 3% ao ano; e bônus de adimplência de 15% sobre o valor das parcelas pagas até a data de vencimento. Na consolidação do débito, será aplicado desconto de 50% nos saldos atualizados.
PEQUENO PRODUTOR
Jovair explicou que a proposta vai beneficiar principalmente pequenos produtores que, incentivados pelo governo federal, aderiram a cooperativas para produzir etanol quando o programa foi lançado, em 1975. “Vários pequenos produtores foram iludidos por associações e se tornaram devedores. O tempo passou e, hoje, o Banco do Brasil, além de não ter autorização para renegociar as dívidas, quer tomar suas terras”, explicou.
Jovair contou que vários produtores da região de Jaraguá, Bonópolis, São Francisco, Petrolina e de Jesúpolis, em Goiás, e de outros estados fizeram financiamento no Banco do Brasil por meio de cooperativas, que assinaram contratos com a instituição financeira. “A cooperativa fez o financiamento e os pequenos produtores ficaram como litisconsortes no processo, sem tomarem conhecimento das implicações, pois eram homens do campo, com pouca letra, sem conhecimento de contratos. As cooperativas não existem mais e os donos delas desapareceram. Quem ficou com a conta foi só o coitado do produtor, que, de uma forma enganosa, foi responsabilizado por uma dívida que nem sabia que existia”, criticou.