Home / Justiça

JUSTIÇA

Hacker é condenado a indenizar Banco do Brasil em R$ 648 mil

Nessa segunda-feira (31) um hacker alvo de operação desencadeada pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) acabou condenado pela Justiça a devolver R$ 648.143,45 ao Banco do Brasil. Além da indenização, o criminoso ainda terá de cumprir 5 anos e 6 meses de prisão.

O hacker desviou o valor de duas contas bancárias de moradores da capital do país. Segundo a polícia, ele levava uma vida luxuosa, morando em apartamento localizado em Balneário Camboriú, litoral de Santa Catarina.

Os investigadores tomaram conhecimento do crime em 29 de maio do ano passado e deflagrou a operação “Quick Response” em 24 de agosto do ano passado. No golpe, as vítimas receberam, por meio de mensagem de SMS, um mesmo link, que as direcionaram para uma página falsa de um banco. Depois disso, elas passaram a receber mensagens de WhatsApp, em nome da falsa instituição financeira.

O comunicado as induziu a gerar um QR Code (código de barras bidimensional), vinculado às contas bancárias, e a repassá-lo aos criminosos. Após receber as informações, os criminosos habilitaram um aplicativo bancário de celular em nome das vítimas.

Eles subtraíram a quantia por meio de transferências bancárias realizadas para contas de diversos correntistas residentes em várias localidades do Brasil. Além disso também faziam pagamento de tributos vinculados a uma unidade específica da Federação.

A investigação foi conduzida pela Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC). A apuração também teve apoio da Divisão Criminal do Departamento de Justiça dos Estados Unidos. A ação foi batizada de “Quick Response”, que em tradução livre significa "resposta rápida".

*Com informações do Metrópoles.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias