Política

Líder norte-coreano se compromete com o fim das armas nucleares em encontro com Trump

Diário da Manhã

Publicado em 12 de junho de 2018 às 13:50 | Atualizado há 7 anos

Durante uma reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Singapura, nesta terça-feira (12/06), o líder norte-coreano Kim Jong-un se comprometeu com o fim do seu programa nuclear.

No encontro, os dois países afirmaram que vão deixar o passado para trás. Kim, ainda garantiu que o mundo verá uma grande mudança. Segundo o G1, ele assinou um documento com quatro itens.

Os tópicos presentes no documento são:

1 – EUA e Coreia do Norte se comprometem a estabelecer relações de acordo com o desejo de seus povos pela paz e prosperidade;
2 – Os dois países irão unir seus esforços para construir um regime de paz estável e duradouro na península coreana;
3 – Reafirmando a Declaração de Panmunjon, de 27 de abril de 2018, a Coreia do Norte se compromete a trabalhar em direção à completa desnuclearização da península coreana;
4 – Os EUA e a Coreia do Norte se comprometem a recuperar os restos mortais de prisioneiros de guerra, incluindo a imediata repatriação daqueles já identificados.

Ainda de acordo com o G1, Trump considera o documento bastante completo e mostram que as duas nações estabeleceram uma ligação especial após a assinatura. No encontro, o presidente americano convidou Kim para visitar a Casa Branca. E disse em entrevista depois do encontro que pretende visitar Pyongyang.

 

 

(Foto reprodução Internet)


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias