Política

Lúcia Vânia ingressa no PSB, após longa carreira no PSDB

Redação DM

Publicado em 25 de agosto de 2015 às 23:51 | Atualizado há 10 anos

A senadora goiana Lúcia Vânia se filia ao seu novo partido, o PSB, hoje, em Goiânia. O evento acontecerá na Câmara Municipal da cidade a partir das 9h, no Auditório Jaime Câmara. Estão confirmadas as presenças de lideranças nacionais do partido como o presidente Carlos Siqueira e os governadores Rodrigo Rollemberg, do Distrito Federal, Paulo Câmara, do Pernambuco, e Ricardo Coutinho, da Paraíba. Senadores, além de lideranças estaduais, também comparecerão. Não está confirmada a presença do governador Marconi Perillo (PSDB).

“Quero aproveitar essa nova fase para continuar fazendo oposição, mas não uma oposição movida a ódio. Busco mais espaço para seguir trabalhando pelo povo goiano. Vou levar toda a minha experiência, de quase 30 anos de vida pública, para fortalecer o PSB no Senado Federal e em Goiás”, disse a senadora.

O presidente do PSB Goiás, ex-prefeito de Senador Canedo e candidato ao governo estadual nos anos de 2010 e 2014, Vanderlan Cardoso, afirmou que o partido ganha muito com a filiação de Lúcia Vânia. “Saímos na frente com a chegada da senadora ao PSB, já que Lúcia Vânia ajudará na coordenação do partido em Goiás. Sua vinda é apenas uma prova de que o partido continuará crescendo não só no Estado, mas em todo o Brasil”, salientou Vanderlan Cardoso.

 

Perfil

Nascida em Cumari e formada em jornalismo, Lúcia Vânia foi a primeira mulher eleita deputada federal e a primeira mulher eleita senadora por Goiás.

A trajetória política começou como primeira-dama de Anápolis, em 1974. Foi eleita três vezes deputada federal em 1987; 1991 e 1999. Disputou, sem sucesso, eleições para a Prefeitura de Goiânia e ao governo de Goiás.

No fim do terceiro mandato, mais precisamente em 1995, recebeu a missão de comandar a Secretaria Nacional de Assistência Social do então presidente Fernando Henrique Cardoso. Como secretária, implantou, entre outros projetos, a nova política de Assistência Social do País e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

Em 2010, Lúcia Vânia foi eleita primeira mulher no Senado a representar Goiás, com mais de um milhão de votos.  Reeleita com mais de um milhão e meio de votos.

No Senado, Lúcia Vânia foi relatora da chamada Lei Maria da Penha, do projeto de lei que recriou a Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste) e atualmente, como ouvidora do Senado, conseguiu tornar mais transparente a relação da Casa com a população.

Conhecida por sua visão municipalista, Lúcia Vânia destina recursos a todas as cidades goianas, por meio de emendas parlamentares, e defende a criação de um Novo Pacto Federativo, que beneficie os municípios e os Estados. Por isso, assumiu uma das relatorias setoriais da comissão especial para o aprimoramento do Pacto Federativo (CEAPF) do Senado.

Também está envolvida, em 2015, com a reforma política, como membro da comissão criada para este fim. Entre as comissões permanentes, a senadora acompanha de perto os trabalhos desenvolvidos pelas comissões de Assuntos Econômicos e de Assuntos Sociais.

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias