Lúcia Vânia insere Jataí e Niquelândia
Redação
Publicado em 18 de março de 2018 às 03:19 | Atualizado há 7 anos
A senadora Lúcia Vânia(PSB-GO) conseguiu inserir os municípios de Jataí e Niquelândia no programa Internet para Todos lançado pelo governo federal em Brasília. O pedido foi atendido pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab. O programa levará acesso à banda larga por meio de um satélite para locais sem conexão, como nas zonas rurais.
O Internet para Todos foi criado para atender localidades onde não há acesso à internet banda larga, como na zona rural. A conexão será feita por meio de um satélite brasileiro lançado no espaço em maio do ano passado. Ele tem capacidade para levar internet para todo o território do país. Segundo o ministro Kassab, esse é o maior projeto de inclusão social no Brasil. O programa beneficiará bairros distantes onde não há sinal de internet, além de fazendas e escolas rurais.
“A chegada do programa em Jataí e Niquelândia beneficiará toda a população, as escolas e o comércio dos municípios. Hoje, com o advento da tecnologia, a internet é fundamental para comunicação, para o trabalho e para a educação”, disse a senadora Lúcia Vânia. Relatório da Unicef aponta que a falta de acesso à internet gera exclusão social. Segundo o estudo “Situação Mundial da Infância 2017: as crianças em um mundo digital”, a internet e as novas tecnologias são capazes de melhorar a qualidade da educação e facilitam a entrada dos jovens no mercado de trabalho.
Segundo o superintendente de Ciência e Tecnologia de Jataí, Walber Leal, o Internet para Todos será importante para atender agricultores familiares e comunidades distantes do centro da cidade, o município já se cadastrou para receber o programa. As comunidades rurais de Niquelândia também serão beneficiadas. No local onde é festa do Muquém, uma das mais tradicionais comemorações religiosas do estado, não há internet e agora passará a contar com conexão banda larga com a chegada do programa.