Lula amplia agenda internacional e firma acordos durante visita oficial à Coreia do Sul
Heloysa Camilo - Estágio DM
Publicado em 23 de fevereiro de 2026 às 09:44 | Atualizado há 5 meses
Lula e Lee Jae-myung anunciam dez acordos bilaterais durante reunião oficial em Seul | Foto: JEON HEON-KYUN / POOL/ AFP
Em visita de Estado à Coreia do Sul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta segunda-feira (23), da oficialização de dez acordos bilaterais voltados à cooperação comercial e ao desenvolvimento de minerais estratégicos. O anúncio foi feito pelo presidente sul-coreano, Lee Jae-myung, durante reunião entre os dois líderes.
Além dos acordos, Brasil e Coreia do Sul estruturaram um plano de ação com validade de quatro anos para aprofundar a parceria em áreas políticas, econômicas e no intercâmbio entre instituições públicas e o setor privado. A iniciativa integra o chamado Plano de Ação 2026–2029, que busca elevar o nível estratégico das relações e orientar projetos conjuntos no período.
Durante o encontro, Lula defendeu a ampliação da cooperação em segmentos de tecnologia avançada, mencionando oportunidades em semicondutores e inteligência artificial. Também apontou potencial de integração em áreas como indústria da beleza e produção audiovisual.
No campo comercial, o presidente brasileiro abordou a possibilidade de ampliar as exportações de carnes, ressaltando que a conclusão dos trâmites sanitários para a venda de carne bovina brasileira pode beneficiar o mercado consumidor sul-coreano. Lula ainda manifestou interesse na retomada das negociações entre a Coreia do Sul e o Mercosul.

Lee Jae-myung destacou que as relações culturais entre os dois países vêm se fortalecendo e afirmou que o fluxo de turistas brasileiros na Coreia do Sul cresceu cerca de 25% nos últimos anos.
Esta é a terceira visita de Lula ao país asiático, as anteriores ocorreram em 2005 e 2010. Desta vez, a viagem ocorre no formato de visita de Estado, considerada de maior peso diplomático e econômico. No ano passado, os dois presidentes já haviam se encontrado em compromissos internacionais no Canadá, durante a cúpula do G7, e na África do Sul, na reunião do G20.
A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, Janja, participou de parte da agenda, tendo viajado antes para compromissos próprios ao lado da primeira dama sul-coreana.
As relações diplomáticas entre Brasil e Coreia do Sul existem desde 1959. A atual aproximação ocorre em um contexto avaliado como positivo por ambos os governos e integra a estratégia brasileira de diversificar parceiros comerciais, ampliar exportações e atrair investimentos estrangeiros, diminuindo a dependência de mercados tradicionais.