Lula defende solução de dois Estados para Israel e Palestina
DM Redação
Publicado em 23 de setembro de 2025 às 08:35 | Atualizado há 2 horas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta segunda-feira (22/09) a implementação da solução de dois Estados para o conflito no Oriente Médio. Em discurso na Conferência Internacional de Alto Nível para a Questão Palestina, em Nova York, Lula afirmou: “Tanto Israel quanto a Palestina têm o direito de existir”.
Lula condenou as ações em Gaza como “extermínio do povo palestino” e “tentativa de aniquilamento de seu sonho de nação”. O presidente ressaltou que o direito de defesa “não autoriza a matança indiscriminada de civis”, e citou dados sobre crianças mortas e destruição de lares.
O governo brasileiro propõe a criação de um Estado Palestino independente dentro das fronteiras de 1967, com a inclusão da Faixa de Gaza e Cisjordânia, com Jerusalém Oriental como capital. A solução prevê coexistência pacífica com Israel.
Lula lembrou que o conflito completa 78 anos desde o Plano de Partilha da ONU, mas apenas Israel se materializou como Estado. O presidente criticou o “veto tirano” que sabota o multilateralismo e propôs comitê inspirado no modelo antiapartheid.
Foto: Ricardo Stuckert/ PR