Marconi atende PTB e nomeia Pontes para SED
Redação DM
Publicado em 21 de março de 2017 às 02:22 | Atualizado há 8 anos
O empresário Francisco Gonzaga Pontes é o novo titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED). Membro da Associação Comercial e Industrial de Anápolis (Acia), o novo auxiliar foi anunciado, ontem, pelo governador Marconi Perillo. A indicação do empresário foi feita pelo PTB, presidido pelo deputado federal Jovair Arantes.
Empresário do setor metalúrgico, Pontes substitui a Luiz Antônio Faustino Maronezi, que comandava a SED desde 12 de julho do ano passado. Com a nomeação de Pontes, Maronezi retorna para a Superintendência-Executiva da Pasta. O governador empossará o novo secretário, hoje, às 14 horas, na mesma solenidade em que será apresentado o Novo Banco do Povo.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico cumpre papel estratégico na coordenação e estímulo ao crescimento do Estado. Atua na formulação e execução das políticas e programas de fomento às atividades industriais, comerciais, de mineração, exportação, turismo e administração dos distritos agroindustriais. É da competência da SED ainda o acompanhamento dos programas de financiamento ao setor produtivo do Centro-Oeste, a política agrícola, de regularização fundiária, aquicultura e pesca, e a execução da política de ciência, tecnologia e inovação.
Currículo
O empresário Francisco Gonzaga Pontes (60 anos de idade), com formação em Economia, é natural de Bela Vista de Goiás e possui grande experiência nas áreas de vendas e metalurgia. Reside em Anápolis, onde, desde 2002, é proprietário da Pontes Indústria Metalúrgica, situada no DAIA. Antes, porém, trabalhou em outras empresas do ramo.
Com considerável experiência internacional, viajou por vários países trabalhando e conhecendo a cultura e a economia. Trabalhou também como consultor financeiro de empresas. Foi presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas de Anápolis e Conselheiro do Senai. Atualmente é Diretor da ACIA para assuntos do DAIA.
Desde dezembro, Marconi Perillo faz uma reengenharia no secretariado, buscando compatibilizar os interesses políticos da base aliada às necessidades técnicas da administração. Anápolis, terceiro maior colégio eleitoral do estado e com vocação econômica, se sente contemplada com a nomeação do empresário Francisco Gonzaga Pontes para a secretaria de Desenvolvimento Econômico.
O governador tem aproveitado ex-prefeitos no segundo escalão da equipe de governo, já de olho nas eleições de 2018, principalmente aqueles que deixaram os cargos em 31 de dezembro. É o reforço da base político-eleitoral municipalista do Palácio das Esmeraldas.
A partir de agora, o foco do governo Marconi é o de levar benefícios para os 246 municípios goianos, com o anúncio, dia 30 próximo, do plano de investimentos em obras, com R$ 1,1 bilhão, oriundo da venda da Celg D.