Política

Marconi reafirma parceria republicana com prefeitos eleitos pela oposição

Redação

Publicado em 5 de janeiro de 2017 às 01:40 | Atualizado há 4 meses

Nada muda na relação do governo do Estado com os novos prefeitos. As parcerias administrativas serão marcadas pelo espírito republicano e não haverá qualquer tipo de discriminação com prefeitos da oposição. A garantia foi dada pelo governador Marconi Perillo, que recebeu ainda em dezembro mais de 100 prefeitos eleitos, vários deles por partidos que não integram a base do governo. Marconi foi o único governador do País a receber prefeitos em audiências individuais no final do ano passado, mesmo antes deles tomarem posse.

A ação do governador foi elogiada principalmente por ocorrer no momento de crise econômica porque passa o país. Os prefeitos ressaltaram que, mais que nunca, precisam do apoio do governo estadual por meio de parcerias e convênios para conseguirem atender as principais demandas de seus municípios e desenvolverem suas gestões.

 

Gustavo Mendanha (PMDB): “A confluência administrativa vai não apenas permanecer, mas será ampliada”

8-1

Prefeito do segundo maior município do Estado, Gustavo Mendanha (PMDB) foi recebido pelo governador em audiência em dezembro último, acompanhado do ex-prefeito Maguito Vilela, com quem Marconi teve uma das mais sólidas e amplas parcerias administrativas. Mendanha disse que, em seu mandato, que começou em 1.º de janeiro, a confluência administrativa vai não apenas permanecer, mas será ampliada. “Fazer alegria das crianças tem implicações muito positivas. Queremos continuar essas parcerias” disse o novo prefeito.

 

 

João Alberto (PMDB): “Esperamos por uma parceria com o governador Marconi”

8-2

De todas as audiência do governador com os prefeitos, talvez a mais emblemática foi com o prefeito de Santa Helena, João Alberto Rodrigues (PRP), filho do ex-governador Alcides Rodrigues. Com o gesto, Marconi demonstrou que o distanciamento político com o ex-governador em nada interfere na ação administrativa.

Ao final do encontro, no qual apresentou as demandas de Santa Helena,  João Alberto afirmou que o município precisa da parceria com o Governo de Goiás para continuar se desenvolvendo. “Nós viemos com o chapéu na mão. As prefeituras não vão muito bem, isso é do conhecimento de todos, e esperamos a parceria com o governador Marconi Perillo”, disse João Alberto Rodrigues. “O que se faz no Brasil, em termos de progresso, começa pelos municípios, e ele tem esse entendimento”, assinalou o filho do ex-governador. Dentre as demandas, pediu a Marconi a manutenção dos programas sociais que atendem a população da cidade.

 

 

Paulo do Vale (PMDB): “O palanque político já foi desmontado e essa parceria tem que existir”

8-3

Prefeito eleito de Rio Verde, uma das principais locomotivas econômicas do Estado, Paulo do Vale (PMDB), parabenizou o governador por demonstrar a atitude republicana de convidar os novos gestores para audiências. “Agradeço o convite do governador Marconi Perillo por estar aqui hoje conversando conosco. O palanque político já foi desmontado e essa parceria tem que existir. O Governo do Estado tem que estar presente no nosso município”, afirmou na oportunidade.

O peemedebista antecipou que apresentou ao governador demandas para as áreas de Saúde e Segurança Pública, além de solicitar recursos para pavimentação de rodovias. Segundo ele, a sinalização de Marconi para atender os pedidos foi positiva. “Também convidei o governador para fazer uma visita, para que a gente possa estreitar o relacionamento com o Governo. Firmamos alguns compromissos com o governador Marconi Perillo e hoje saio daqui bem animado”, disse.

 

Selma Chaves (PT): “Marconi é um amigo de todas as horas”

8-4

O governador não se deixou contaminar pela histórica disputa partidária em nível nacional entre PSDB e PT. Firmou com prefeita reeleita da cidade Goiás, Selma Bastos, uma parceria sem precedentes no município. A prefeita retribuiu o gesto: “Marconi é um grande líder, visionário, republicano, municipalista e coloca os interesses coletivos acima dos de ordem pessoal”, disse, durante as comemorações pelos 15 anos do título de Patrimônio Mundial da Cidade de Goiás.

A prefeita agradeceu a disposição do governador Marconi Perillo em ajudá-la na gestão do município. Em solenidade no município, dia 15 de dezembro passado, ela chamou Marconi de “amigo de todas as horas” e elogiou o desprendimento político do governador, ao costurar com o PSDB o apoio à candidatura dela à reeleição.

“Quero externar aqui minha gratidão pela parceria e apoio firmado por ocasião da minha reeleição. Mais uma vez o senhor me surpreendeu e me emocionou, demonstrando cada dia mais ser um grande líder, visionário, republicano, municipalista, colocando os interesses coletivos acima de quaisquer interesses de ordem pessoal, ideológico e de cor partidária, em um gesto de grandeza e sabedoria política”, declarou Selma Bastos, antes de pedir uma salva de palmas para o governador.

Marconi afirmou que tem realizado parcerias com a prefeita por ver em Selma Bastos qualidades imprescindíveis. “Uma liderança ética, honesta, trabalhadora, idealista”, enumerou. “Por isso decidimos caminhar com a senhora, apesar de, no nível nacional, tucano não bica estrela”, brincou o governador, em referência aos símbolos do PSDB e do PT. “Aqui em Goiás, o tucano e a estrela deram-se as mãos pelo bem da cidade”, assinalou Marconi.

 

 

Vilmar do Carajá (PDT): “Temos a agradecer o governador pela atenção e carinho à nossa região”

8-5

O prefeito reeleito de Nova Aurora, Vilmar do Carajá (PT), presente à inauguração da GO-210, que liga Goiandira a Corumbaíba, ressaltou a forma do governador administrar: “É necessário registrar que o governador realmente disse que faria a reconstrução e não apenas um tapa-buracos. A obra ficou ótima e todos nós só temos a agradecê-lo pela atenção e carinho à nossa região”, disse.

Nova Aurora foi uma das poucas cidades em que o governador Marconi Perillo não conseguiu vencer nas eleições de 2014. “Nem por isso eu a discriminei e nem discriminei o prefeito, com quem sempre tive um excelente relacionamento e com o qual firmei parcerias. Temos que continuar a olhar para o povo e não para os partidos e seus membros”, declarou Marconi. Vilmar do Carajá tem audiência agendada com o governador Marconi Perillo para janeiro. “Vamos estabelecer uma nova aliança administrativa com o prefeito e ver quais as parcerias conseguiremos firmar”.

 

 

André Chaves (PMDB): “Temos certeza de que o governador, com a austeridade que sempre governou Goiás, vai nos ajudar”

8-6

Também filiado ao PMDB, o prefeito eleito de Buriti Alegre, André Sousa Chaves, elogiou como republicana a atitude do governador de convidar os novos gestores para audiências. “Assumimos a prefeitura em um momento que o país vive muitas dificuldades e na nossa cidade não é diferente. Mas temos certeza que o governador, com a austeridade que sempre governou Goiás, com as parcerias com os municípios, e sendo republicano, vai nos ajudar”, pontuou.

Para André Chaves, a sinalização de Marconi para as demandas apresentadas foi positiva. “Trouxemos demandas que sabemos que cabem dentro do orçamento do Estado e o governador nos deixou muito otimistas em atender todas elas”, disse o prefeito, destacando que entre as solicitações estavam o pedido de um micro-ônibus para transporte de estudantes da zona rural para a urbana, além de recapeamento da malha viária urbana.

 

 

Milton Ricardo (PMDB): “O governador mostrou-se um gestor público preocupado com a situação do município”

8-7

Representante de Pontalina, Milton  Ricardo avaliou que Marconi mostrou-se atento à situação do município e, diante disso, um gestor público preocupado com os resultados. “Propomos melhoria e pavimentação asfáltica, criação do Anel Viário, uma unidade UEG na cidade e reforma de escola. Ele anotou tudo, avaliou o que é possível fazer parceria e encaminhou algumas das demandas para os secretários competentes. Mostrou-se um gestor público preocupado com a situação do município”, observou o prefeito.

Recebido em audiência pelo governador, o prefeito Divino Marques de Souza (PDT), de Indiara, lembrou da crise econômica porque passam os municípios no país e avaliou como importantíssima a audiência no Governo Estadual. “Pedimos ao governador que nos ajude com investimentos para as aéreas mais carentes e ele prometeu nos ajudar em tudo o que for possível. Tenho certeza de que vamos ser atendidos”, disse.

 

 

João Barbosa (PMDB): “Ele se mostrou preocupado com a melhoria dos serviços públicos e das obras de infraestrutura de Piracanjuba”

8-8

Recebido pelo governador em audiência no Palácio das Esmeraldas, os prefeitos de Piracanjuba, João Barbosa (PMDB) e de Pontalina, Milton Ricardo (PMDB), destacaram o republicanismo de Marconi. “Ele se mostrou preocupado com a melhoria dos serviços públicos e das obras de infraestrutura de Piracanjuba. Estamos contentes”, afirmou Barbosa. Foram discutidas parcerias de recapeamento da GO-217, aumento do efetivo policial na cidade e parcerias nas áreas da Saúde e Educação. “Essa foi uma reunião muito produtiva. Saímos muito satisfeitos com a possibilidade de convênio. Vamos melhorar o Estado e a cidade”, disse o prefeito piracanjubense.

 

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias