Marconi reafirma parceria republicana com prefeitos eleitos pela oposição
Redação
Publicado em 5 de janeiro de 2017 às 01:40 | Atualizado há 4 meses
Nada muda na relação do governo do Estado com os novos prefeitos. As parcerias administrativas serão marcadas pelo espírito republicano e não haverá qualquer tipo de discriminação com prefeitos da oposição. A garantia foi dada pelo governador Marconi Perillo, que recebeu ainda em dezembro mais de 100 prefeitos eleitos, vários deles por partidos que não integram a base do governo. Marconi foi o único governador do País a receber prefeitos em audiências individuais no final do ano passado, mesmo antes deles tomarem posse.
A ação do governador foi elogiada principalmente por ocorrer no momento de crise econômica porque passa o país. Os prefeitos ressaltaram que, mais que nunca, precisam do apoio do governo estadual por meio de parcerias e convênios para conseguirem atender as principais demandas de seus municípios e desenvolverem suas gestões.
Gustavo Mendanha (PMDB): “A confluência administrativa vai não apenas permanecer, mas será ampliada”
Prefeito do segundo maior município do Estado, Gustavo Mendanha (PMDB) foi recebido pelo governador em audiência em dezembro último, acompanhado do ex-prefeito Maguito Vilela, com quem Marconi teve uma das mais sólidas e amplas parcerias administrativas. Mendanha disse que, em seu mandato, que começou em 1.º de janeiro, a confluência administrativa vai não apenas permanecer, mas será ampliada. “Fazer alegria das crianças tem implicações muito positivas. Queremos continuar essas parcerias” disse o novo prefeito.
João Alberto (PMDB): “Esperamos por uma parceria com o governador Marconi”
De todas as audiência do governador com os prefeitos, talvez a mais emblemática foi com o prefeito de Santa Helena, João Alberto Rodrigues (PRP), filho do ex-governador Alcides Rodrigues. Com o gesto, Marconi demonstrou que o distanciamento político com o ex-governador em nada interfere na ação administrativa.
Ao final do encontro, no qual apresentou as demandas de Santa Helena, João Alberto afirmou que o município precisa da parceria com o Governo de Goiás para continuar se desenvolvendo. “Nós viemos com o chapéu na mão. As prefeituras não vão muito bem, isso é do conhecimento de todos, e esperamos a parceria com o governador Marconi Perillo”, disse João Alberto Rodrigues. “O que se faz no Brasil, em termos de progresso, começa pelos municípios, e ele tem esse entendimento”, assinalou o filho do ex-governador. Dentre as demandas, pediu a Marconi a manutenção dos programas sociais que atendem a população da cidade.
Paulo do Vale (PMDB): “O palanque político já foi desmontado e essa parceria tem que existir”
Prefeito eleito de Rio Verde, uma das principais locomotivas econômicas do Estado, Paulo do Vale (PMDB), parabenizou o governador por demonstrar a atitude republicana de convidar os novos gestores para audiências. “Agradeço o convite do governador Marconi Perillo por estar aqui hoje conversando conosco. O palanque político já foi desmontado e essa parceria tem que existir. O Governo do Estado tem que estar presente no nosso município”, afirmou na oportunidade.
O peemedebista antecipou que apresentou ao governador demandas para as áreas de Saúde e Segurança Pública, além de solicitar recursos para pavimentação de rodovias. Segundo ele, a sinalização de Marconi para atender os pedidos foi positiva. “Também convidei o governador para fazer uma visita, para que a gente possa estreitar o relacionamento com o Governo. Firmamos alguns compromissos com o governador Marconi Perillo e hoje saio daqui bem animado”, disse.
Selma Chaves (PT): “Marconi é um amigo de todas as horas”
O governador não se deixou contaminar pela histórica disputa partidária em nível nacional entre PSDB e PT. Firmou com prefeita reeleita da cidade Goiás, Selma Bastos, uma parceria sem precedentes no município. A prefeita retribuiu o gesto: “Marconi é um grande líder, visionário, republicano, municipalista e coloca os interesses coletivos acima dos de ordem pessoal”, disse, durante as comemorações pelos 15 anos do título de Patrimônio Mundial da Cidade de Goiás.
A prefeita agradeceu a disposição do governador Marconi Perillo em ajudá-la na gestão do município. Em solenidade no município, dia 15 de dezembro passado, ela chamou Marconi de “amigo de todas as horas” e elogiou o desprendimento político do governador, ao costurar com o PSDB o apoio à candidatura dela à reeleição.
“Quero externar aqui minha gratidão pela parceria e apoio firmado por ocasião da minha reeleição. Mais uma vez o senhor me surpreendeu e me emocionou, demonstrando cada dia mais ser um grande líder, visionário, republicano, municipalista, colocando os interesses coletivos acima de quaisquer interesses de ordem pessoal, ideológico e de cor partidária, em um gesto de grandeza e sabedoria política”, declarou Selma Bastos, antes de pedir uma salva de palmas para o governador.
Marconi afirmou que tem realizado parcerias com a prefeita por ver em Selma Bastos qualidades imprescindíveis. “Uma liderança ética, honesta, trabalhadora, idealista”, enumerou. “Por isso decidimos caminhar com a senhora, apesar de, no nível nacional, tucano não bica estrela”, brincou o governador, em referência aos símbolos do PSDB e do PT. “Aqui em Goiás, o tucano e a estrela deram-se as mãos pelo bem da cidade”, assinalou Marconi.
Vilmar do Carajá (PDT): “Temos a agradecer o governador pela atenção e carinho à nossa região”
O prefeito reeleito de Nova Aurora, Vilmar do Carajá (PT), presente à inauguração da GO-210, que liga Goiandira a Corumbaíba, ressaltou a forma do governador administrar: “É necessário registrar que o governador realmente disse que faria a reconstrução e não apenas um tapa-buracos. A obra ficou ótima e todos nós só temos a agradecê-lo pela atenção e carinho à nossa região”, disse.
Nova Aurora foi uma das poucas cidades em que o governador Marconi Perillo não conseguiu vencer nas eleições de 2014. “Nem por isso eu a discriminei e nem discriminei o prefeito, com quem sempre tive um excelente relacionamento e com o qual firmei parcerias. Temos que continuar a olhar para o povo e não para os partidos e seus membros”, declarou Marconi. Vilmar do Carajá tem audiência agendada com o governador Marconi Perillo para janeiro. “Vamos estabelecer uma nova aliança administrativa com o prefeito e ver quais as parcerias conseguiremos firmar”.
André Chaves (PMDB): “Temos certeza de que o governador, com a austeridade que sempre governou Goiás, vai nos ajudar”
Também filiado ao PMDB, o prefeito eleito de Buriti Alegre, André Sousa Chaves, elogiou como republicana a atitude do governador de convidar os novos gestores para audiências. “Assumimos a prefeitura em um momento que o país vive muitas dificuldades e na nossa cidade não é diferente. Mas temos certeza que o governador, com a austeridade que sempre governou Goiás, com as parcerias com os municípios, e sendo republicano, vai nos ajudar”, pontuou.
Para André Chaves, a sinalização de Marconi para as demandas apresentadas foi positiva. “Trouxemos demandas que sabemos que cabem dentro do orçamento do Estado e o governador nos deixou muito otimistas em atender todas elas”, disse o prefeito, destacando que entre as solicitações estavam o pedido de um micro-ônibus para transporte de estudantes da zona rural para a urbana, além de recapeamento da malha viária urbana.
Milton Ricardo (PMDB): “O governador mostrou-se um gestor público preocupado com a situação do município”
Representante de Pontalina, Milton Ricardo avaliou que Marconi mostrou-se atento à situação do município e, diante disso, um gestor público preocupado com os resultados. “Propomos melhoria e pavimentação asfáltica, criação do Anel Viário, uma unidade UEG na cidade e reforma de escola. Ele anotou tudo, avaliou o que é possível fazer parceria e encaminhou algumas das demandas para os secretários competentes. Mostrou-se um gestor público preocupado com a situação do município”, observou o prefeito.
Recebido em audiência pelo governador, o prefeito Divino Marques de Souza (PDT), de Indiara, lembrou da crise econômica porque passam os municípios no país e avaliou como importantíssima a audiência no Governo Estadual. “Pedimos ao governador que nos ajude com investimentos para as aéreas mais carentes e ele prometeu nos ajudar em tudo o que for possível. Tenho certeza de que vamos ser atendidos”, disse.
João Barbosa (PMDB): “Ele se mostrou preocupado com a melhoria dos serviços públicos e das obras de infraestrutura de Piracanjuba”
Recebido pelo governador em audiência no Palácio das Esmeraldas, os prefeitos de Piracanjuba, João Barbosa (PMDB) e de Pontalina, Milton Ricardo (PMDB), destacaram o republicanismo de Marconi. “Ele se mostrou preocupado com a melhoria dos serviços públicos e das obras de infraestrutura de Piracanjuba. Estamos contentes”, afirmou Barbosa. Foram discutidas parcerias de recapeamento da GO-217, aumento do efetivo policial na cidade e parcerias nas áreas da Saúde e Educação. “Essa foi uma reunião muito produtiva. Saímos muito satisfeitos com a possibilidade de convênio. Vamos melhorar o Estado e a cidade”, disse o prefeito piracanjubense.