Política

Marconi vai à Cidade de Goiás, lança Fica e inaugura o Cine Teatro São Joaquim

Diário da Manhã

Publicado em 4 de junho de 2017 às 01:12 | Atualizado há 4 meses

O governador Marconi Perillo prosseguiu na sexta-feira e ontem com a intensa agenda administrativa pelo interior do Estado. Depois de presidir mais uma reunião do Fórum de Governadores do Brasil Central, em Palmas, o governador seguiu direto para a Cidade de Goiás, onde lançou a 19ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) e inaugurou a recomposição arquitetônica do Cine Teatro São Joaquim, obra realizada em parceria entre o governo de Goiás, a prefeitura da Cidade de Goiás e a União, por meio do Iphan.

Da antiga Vila Boa, o governador seguiu para Santa Cruz de Goiás, onde participou das Cavalhadas do município, na tarde de ontem. Nos dois municípios, Marconi foi recebido com carinho pela população e por lideranças locais, que agradeceram pelas obras realizadas pelo governo estadual por meio do Programa Goiás na Frente. Na Cidade de Goiás, o governador e a primeira-dama Valéria Perillo aproveitaram a bela manhã de sol, ontem, para passear pelas ruas da antiga capital e conversar com moradores.

Sem seguranças, Marconi e Valéria percorreram o Centro Histórico e estiveram no Mercado Municipal, recentemente restaurado. O governador registrou em suas redes sociais a recepção calorosa que recebeu da população no Facebook (www.facebook/MarconiPerillo), no Twitter (@MarconiPerillo) e no Instagram (@MarconiPerillo). No Mercado Municipal, construído em 1926 e agora completamente recuperado e devolvido para o uso de comerciantes, moradores e turistas, Marconi e Valéria bateram um papo descontraído com quem passava pelo local.

No Mercado, o governador reencontrou amigos e se sentou para contar, ouvir e relembrar novas e velhas histórias. “Estou aqui para fazer o que mais gosto, reencontrar amigos, e para apreciar a beleza que ficou o Mercado, completamente restaurado em parceria entre o governo de Goiás, o governo federal e a Prefeitura da Cidade de Goiás, uma obra belíssima, à altura do patrimônio histórico da nossa antiga capital”, disse Marconi. “Não sei vocês sabem, mas meu bisavô e meu avô foram deputado e senador aqui pela Cidade de Goiás desde 1898”, relembrou o governador.

Marconi atendeu a diversos pedidos de fotos e selfies de moradores e turistas. Vários vilaboenses aproveitaram a presença do governador para agradecer, pessoalmente, os investimentos feitos pelo governo de Goiás na cidade, em especial a duplicação da GO-070, entre Goiânia e a Cidade de Goiás. A duplicação está na fase final, entre o trevo de acesso ao município de Mossâmedes e a antiga Vila Boa. A obra é estratégica para o turismo de Goiás e região, entre eles o calendário de eventos promovido pelo governo de Goiás – Fica, Fogaréu e Festival Gastronômico.

 

Por determinação do governador, Fica reforça volta às origens

11-1

Em dois atos de forte abrangência cultural, o governador Marconi Perillo lançou, na noite de sexta-feira (2), na Cidade de Goiás, a 19ª edição do Festival de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) e inaugurou, em parceria com a Prefeitura de Goiás e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural (Iphan), a requalificação do Cineteatro São Joaquim, principal espaço cultural antiga Vila Boa.

O governador, ao saudar os vilaboenses pelo novo espaço cultural, falou de sua felicidade de lançar, numa única noite, o restauro do Cineteatro São Joaquim e o 19ª edição do Fica, festival do qual teve a honra de lançar em 15 oportunidades. Marconi disse que nunca deixou, desde que se elegeu governador, que alguém faça uso político da cultura.

Por exemplo, explicou, sempre defendeu o nome de Salma Saddi na superintendência do Iphan. Também afirmou que “tem orgulho de ter sido sempre um governador atento às questões culturais”. Marconi lembrou, por exemplo, da luta para que Goiás fosse declarado Patrimônio Mundial. Ao final da fala, o governador declarou oficialmente aberta 19ª edição do Fica.

Por decisão do governador, o 19º Fica voltou a ser realizado em junho (de 20 a 25), mês do dia mundial do meio ambiente (5/6), e após três anos, a mostra competitiva retorna a sua casa tradicional, o Cine Teatro São Joaquim, que passou por obras de requalificação. O tema do Festival 2017 é Cidades Sustentáveis – Os desafios do século 21. Esta edição também celebra os 15 anos do título de Patrimônio da Humanidade concedido pela Unesco à Cidade de Goiás.

Os 25 filmes selecionados para a mostra competitiva concorrerão a R$ 280 mil em prêmios, a maior premiação da América Latina para o gênero de festival. São 15 filmes estrangeiros e 10 brasileiros, dos quais 4 goianos. Além de filmes brasileiros, há produções de mais 10 países: França, Japão, Chile, Irã, Bielorrúsia, Suíça, Rússia, Argentina, México e da Alemanha.

 

“Colhemos mais um fruto da exitosa parceria com Marconi”, diz Selma, do PT

A prefeita da Cidade de Goiás, Selma Bastos (PT), comparou o Cine Teatro São Joaquim a um “templo”, onde se professa a cultura. Ela destacou a parceria com o governo do Estado e ressaltou que o teatro é a primeira obra do seu segundo mandato. “Estamos colhendo hoje mais um fruto dessa exitosa parceria”, disse Selma, referindo-se à requalificação do mais novo espaço cultural da antiga Vila Boa.

Ela pediu à secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira, que o Cine Teatro seja ocupado também por estudantes de música e futuros cineastas. A prefeita também falou das expectativas dos vilaboenses em relação a mais uma edição do Festival de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), que chega este ano à sua 19ª edição. Selma Bastos também entregou simbolicamente ao governador Marconi Perillo pelo Termo de Conclusão de Obra, que marca oficialmente o término da requalificação do Cine Teatro São Joaquim. Raquel Teixeira, secretária estadual de Educação, pasta que vai administrar o Cine Teatro, disse que foi uma noite de “celebração” pela perfeita sintonia entre os três entes federativos – União, Estado e Município. Raquel citou, por exemplo, a sólida parceria do governo do Estado com a prefeitura da Cidade de Goiás. Segundo ela, essa parceria é tão perfeita que fez com que Goiás conquistasse o primeiro lugar na correta aplicação do PAC das Cidades Históricas em todo o País. Raquel informou que o Cine Teatro São Joaquim será palco principal da mostra 19ª edição do Festival de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), que será realizada de 20 a 25 deste mês.

 

“Sou testemunha do bem que Marconi faz para Goiás”, diz prefeito de Santa Cruz

Na tarde de ontem, o governador Marconi Perillo separou a tarde para acompanhar de perto as Cavalhadas de Santa Cruz de Goiás e prestigiar a comunidade local. “São mais de dois séculos de tradição, o que é importante para manter a nossa história, tanto é que inauguramos ontem a restauração do Teatro São Joaquim, na cidade de Goiás, um dos primeiro teatros da Região Centro-Oeste do país”, declarou o vice-governador José Eliton.

“As Cavalhadas representam, talvez, o que temos de mais belo em nosso país em relação à cultura e à tradição religiosa”, ressaltou Marconi, que foi recepcionado pelo prefeito Dr. Mateus Felix Lopes (PRTB) e demais autoridades locais, além de parlamentares, no Centro de Cultura Tio Negrinho. Considerada uma das primeiras povoações do Estado, Santa Cruz foi morada dos Anhanguera. A cidade fica a 128 quilômetros de Goiânia e tem como municípios vizinhos Palmelo, Cristianópolis e Pires do Rio.

“Essa festa movimenta a cultura e a economia da nossa cidade. Boa parte dos moradores da região da estrada de ferro vem pra cá nessa época. Nós agradecemos pelo apoio do governador Marconi Perillo que por meio da Goiás Turismo tem nos apoiado”, agradeceu o prefeito que disse ser testemunha “do que o governador tem feito nos 246 municípios goianos visando o desenvolvimento do Estado”.

Manifestação cultural e, antes de tudo, religiosa, as Cavalhadas são apresentadas nas festas do Divino Pai Eterno e de Nossa Senhora do Rosário, realizadas em Santa Cruz de Goiás pela primeira vez em 1816. Elas representam a luta do bem contra o mal, época na qual os cristãos, ao fio da espada, lutaram para que o Cristianismo pudesse alcançar as nações. A cena remonta o período medieval e o governo do imperador Carlos Magno. O Circuito das Cavalhadas de Goiás 2017 compreende 12 municípios: Posse, Santa Cruz, Jaraguá, Pirenópolis, Palmeiras, Hidrolina, São Francisco, Santa Terezinha, Corumbá, Pilar, Luziânia e Niquelândia.

 

Governador tem “amizade afetiva” com Iphan e Goiás, diz presidente do instituto

A presidente nacional do Iphan, Kátia Bogéa, afirmou que a requalificação do Cine Teatro São Joaquim é uma obra de muitos. Ela lamentou que, em função da crise política que o País enfrenta, o Ministério da Cultura já teve dois ministros só no atual governo. Kátia Bogéa relatou a luta que trava no Iphan para garantir recursos para revitalização e preservação das cidades histórias. “Mais do que olhar para trás, precisamos olhar para o futuro”, sublinhou, ao destacar que o Cine Teatro São Joaquim demonstra “o Brasil que nós queremos”, e a defesa da produção cultural fora dos grandes eixos. “Estamos entregando o melhor equipamento cultural de Goiás e um dos melhores do Brasil”, afirmou Bogéa.

A superintendente do Iphan em Goiás, Salma Saddi, disse que não há uma obra sequer, desde que tomou posse na Superintendência do Iphan há 16 anos, que o governador não tenha autorizado. “A nossa amizade hoje não é efetiva, é afetiva”, disse, ao afirmar que “é um prazer” trabalhar com o governador, que sempre a tratou com carinho e delicadeza. “O senhor é afetivo, acho que essa é a palavra”, afirmou, dirigindo-se ao governador, ressaltando que Marconi nunca perdeu o jeito humilde de ser.

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias