Política

Moraes quer Bolsonaro cumprindo pena na Papuda em caso de condenação

Redação Online

Publicado em 27 de agosto de 2025 às 16:18 | Atualizado há 2 horas

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, já definiu o destino do ex-presidente Jair Bolsonaro caso ele seja condenado no julgamento sobre a tentativa de golpe de Estado: o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.

Segundo apuração da coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles, a intenção de Moraes é que Bolsonaro seja mantido em cela especial dentro da Papuda, afastando a hipótese de que o ex-presidente cumpra a pena em instalações militares ou em dependências da Polícia Federal.

O processo será analisado pela Primeira Turma do STF, com julgamento agendado para começar em 2 de setembro de 2025 e previsão de encerramento até o dia 12 de setembro.

Além do destino de Bolsonaro, Moraes avalia a criação de uma “ala golpista” dentro da Papuda, caso outros réus no mesmo inquérito sejam condenados. A medida já conta com apoio de aliados próximos ao ministro.

Um interlocutor de Moraes ouvido pela reportagem afirmou: “Só um milagre ou uma crise grave de saúde tiram Bolsonaro da Papuda após o julgamento definitivo”.

Desde o início de agosto, Bolsonaro cumpre prisão domiciliar por ordem de Moraes. Embora não tenha sido oficialmente classificada como prisão preventiva, a medida possui efeito semelhante e mantém o ex-presidente restrito.

A possibilidade de Bolsonaro ir para a Papuda contrasta com o tratamento dado a outros ex-presidentes. Lula ficou em sala especial da Superintendência da PF em Curitiba. Michel Temer iniciou na PF de São Paulo e depois foi transferido para o Comando de Policiamento de Choque da PM. Já Fernando Collor de Mello, preso em abril de 2025, chegou a ser enviado a uma prisão comum em Maceió antes de conseguir prisão domiciliar.

O julgamento de setembro será decisivo. Caso a condenação se confirme, Bolsonaro deverá ser encaminhado à Papuda, consolidando a estratégia de centralizar no presídio de Brasília o cumprimento de penas relacionadas à tentativa de golpe.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia