Política

Moraes reforça monitoramento de Bolsonaro e autoriza vistoria em veículos

Redação Online

Publicado em 30 de agosto de 2025 às 12:46 | Atualizado há 8 horas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou que a Polícia Penal do Distrito Federal faça o monitoramento presencial na área externa da residência do ex-presidente Jair Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar em Brasília.

A medida inclui a vigilância das divisas do terreno com imóveis vizinhos, apontadas como pontos vulneráveis para uma possível fuga. O reforço na fiscalização atende a parecer da Procuradoria-Geral da República e a uma avaliação da Secretaria de Administração Penitenciária do DF.

Além disso, Moraes autorizou que todos os veículos que saírem da casa sejam vistoriados, com conferência de habitáculos e porta-malas. Os registros contendo identificação de motoristas e passageiros, além de imagens deverão ser enviados diariamente ao STF.

O ministro, no entanto, negou o pedido da Polícia Federal para permitir a entrada de agentes dentro da residência, destacando que a prisão domiciliar é uma restrição parcial da liberdade e que deve ser preservada a privacidade dos demais moradores.

A intensificação do monitoramento ocorre às vésperas do julgamento no qual Bolsonaro e aliados responderão por tentativa de golpe de Estado. Para as autoridades, há risco concreto de fuga, agravado por falhas já identificadas no sistema de tornozeleiras eletrônicas.

Atualmente, duas viaturas discretas fazem a vigilância nos arredores da casa, em revezamento, com agentes à paisana e apoio logístico garantido pelo condomínio. Os policiais também acompanham, em tempo real, o sinal da tornozeleira eletrônica usada por Bolsonaro.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia