Política

“Não há mais espaço para política de imposição”, afirma Daniel Vilela

Redação DM

Publicado em 27 de abril de 2018 às 02:15 | Atualizado há 8 anos

Ao falar sobre a construção de alianças para a eleição estadual deste ano, o pré­-candidato a governador pelo MDB, deputado Daniel Vilela, avaliou que as conversas com siglas como PSD e PP têm avançado e que existe hoje uma convergência de projetos com o MDB baseada no respeito mútuo. “Defendemos uma política mais moderna e arejada, com muito dialogo. Nos tempos atuais não há mais espaço para a política de imposição, em que tudo é decidido pela cúpula. E nosso diálogo com vários partidos, baseado neste projeto de renovação das práticas políticas em Goiás, tem se mostrado muito promissor”, afir­mou Daniel Vilela durante entrevis­ta na Câmara de Goiânia.

O pré-candidato a governa­dor, que acompanhou nesta so­lenidade de concessão do título de cidadão goianiense para o ex­-ministro Henrique Meirelles, pré­-candidato à Presidência da Repú­blica pelo MDB, reforçou que seu partido não tem diálogo somente com uma sigla em Goiás: o PSDB.

Daniel criticou as práticas dos governos tucanos. “Os goianos es­tão cansados dessa pirotecnia. São velhas promessas em embalagens novas: promessas feitas há quatro, oito, 12 anos e sempre rememo­radas na época das eleições.” Da­niel afirma que a sociedade goia­na já está ciente desta estratégia do governo estadual de descum­prir promessas e tentar apresen­tá-las a cada campanha como se fosse algo novo. “Os goianos sabem dessa necessidade de mudança, de renovação, e já sabem que o go­verno sempre busca novas formas de apresentar as mesmas propos­tas não cumpridas anteriormente.”

DISSIDENTES

Daniel Vilela afirmou que fez o papel de presidente da sigla e re­cebeu as representações dos co­legas de partido sobre uma possí­vel expulsão dos dissidentes, que anunciaram apoio à pré-candida­tura do senador Ronaldo Caiado (DEM). “Como presidente, eu ape­nas tenho que dar a orientação de acordo com o estatuto do partido. Qualquer filiado pode manifestar situações de advertências, de pu­nições a outros filiados. Nesse sen­tido, nós recebemos as represen­tações que foram apresentadas e encaminhamos ao Conselho de Ética, que tem a responsabilida­de e a prerrogativa estatutária de promover todo esse processo. Nós, da Executiva, apenas recebemos o que é a nossa obrigação como Exe­cutiva do partido”, disse.

OPINIÃO PESSOAL

Questionado sobre opinião pes­soal, o presidente do MDB Goiás não quis se manifestar. Além disso, Daniel Vilela ressaltou que agora é um momento de discutir os projetos que o partido apresentará à socieda­de durante a campanha eleitoral de 2018. “Eu não posso me manifestar. Como presidente do partido tenho que ter uma posição imparcial. En­tão, até pela condução amanhã do próprio processo daquilo que é per­tinente ao presidente, à Comissão Executiva. Cada um que tem que fazer a consciência da manutenção ou não do partido, das suas esco­lhas e penso que o principal objetivo nosso neste momento é partir para um debate temático dos problemas enfrentados para os goianos. Acho que isso é muito mais importante. A população não está preocupada em relação às infidelidades parti­dárias. Isso deve ser tratado interna­mente, dentro do partido, mas acho que o principal neste momento é o partido apresentar um conceito, um projeto de mudança para Goiás a partir do ano que vem e é nisso que estamos focados”, concluiu.

HOMENAGEM

O pré-candidato a governador parabenizou a iniciativa do presi­dente da Câmara, Andrey Azere­do (MDB), de conceder título de cidadania a Henrique Meirelles, e destacou que o goiano tem qua­lidades para disputar o mandato presidencial. “Meirelles é um pré­-candidato com alta capacidade de ser bem sucedido eleitoralmen­te”, avaliou Daniel. “Ele se apresen­tou para contribuir com o Brasil em momentos delicados que vivemos recentemente. Assumiu com suces­so a condução da política econômi­ca e fiscal do País durante os piores momentos de recessão, em 2002 e agora em 2016. Meirelles represen­ta bem as características daquilo que os brasileiros estão desejosos nos pré-candidatos a presidente.” O ex-ministro, que tem mantido uma relação próximo a Daniel Vi­lela, reforçou em entrevista que vai trabalhar junto com o pré-candi­dato a governador nestas eleições. “Vamos trabalhar juntos e tenho certeza de que o resultado será ex­traordinário”, afirmou Meirelles.

 



Os goianos estão cansados dessa pirotecnia. São velhas promessas em embalagens novas: promessas feitas há quatro, oito, 12 anos e sempre rememoradas na época das eleições”

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia