“Nós vamos revitalizar o Centro e o Jóquei Clube é uma dessas etapas”, diz Mabel
Redação Diário da Manhã
Publicado em 22 de julho de 2025 às 08:41 | Atualizado há 5 horas
O prefeito Sandro Mabel quer transformar o Centro de Goiânia em um espaço vivo, cheio de oportunidades econômicas, atividades culturais e esportivas, além de variadas opções de lazer para o goianiense. Dentro deste plano, a desapropriação do Jóquei Clube de Goiás para a criação de um espaço multiuso é uma das principais etapas. Mabel destaca que a meta é a transformação da área do antigo clube, preservando a cultura da capital.
“Pretendemos fazer ali uma área cultural. Preservar aquele patrimônio todo, a arquitetura que é diferenciada. Esse é o primeiro objetivo. Cidade que não tem patrimônio, que não tem história, não é uma cidade. Nós temos que revitalizar o Centro, sem tirarmos a história que está lá. O Jóquei Clube é uma dessas peças. E lá dentro nós vamos fazer uma área cultural”, explica Mabel.
Na última sexta-feira (19/7), a Prefeitura publicou o decreto que declara de utilidade pública e autoriza a desapropriação da área onde funcionava o clube, na Avenida Anhanguera, para a criação de uma arena multiuso. Além da parte cultural, Sandro Mabel também quer criar um pólo inovador no local, com o objetivo de fomentar a indústria de games em Goiânia.
“Também queremos fazer um hub de inovação. Fazer algumas startups, um hub de games. Nós queremos ensinar a garotada a fazer games. Que Goiânia seja uma cidade produtora de games, como nós temos lá no Vale do Silício várias cidades que produzem games. Isso hoje é uma coisa muito rentável”, explica.
Revitalização do Centro
A revitalização do Centro de Goiânia vai além da transformação da área do Jóquei Clube em espaço multiuso. A Prefeitura já vem realizando várias ações no local para que a região volte a ganhar vida e a preferência dos goianienses. A tradicional Rua do Lazer é um dos principais exemplos. O trecho da Rua 8, localizado entre a Avenida Anhanguera e a Rua 3, ganhou recentemente uma nova roupagem, e já conta novos bancos, mesas com assentos, lixeiras e um calçamento completamente recuperado, com piso tátil e acessibilidade. A iluminação também foi reforçada, as fachadas receberam pintura nova e o paisagismo ganhou um cuidado especial. A região já começa a colher os frutos da intervenção municipal.
“Na Rua do Lazer, 80% das lojas estavam todas fechadas. Hoje, você não encontra nenhuma fechada, quase todas elas estão alugadas. Já têm dois restaurantes, uma boate, várias lojas abrindo. Melhoramos a iluminação, demos uma arrumada naquela área toda. Vamos requalificar aqueles becos, atraindo alguns restaurantes ao ar livre. Então, aquela rua já está voltando ao normal”, diz Mabel.
O prefeito revela ainda que pretende atrair mais moradores para a Região Central. Para ele, segundo estudos, o Centro comporta cerca de 25 mil habitantes e hoje possui apenas 9 mil. “É o maior entroncamento logístico para pessoas. Os BRTs, o Norte-Sul e o Leste-Oeste, eles se encontram ali. Você tem tudo relativamente perto. Então, o centro vai desenvolver muito”, prevê.