Política

O mundo confere o valor de Moro

Redação DM

Publicado em 28 de setembro de 2016 às 02:00 | Atualizado há 9 anos

O juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, foi incluído pela revista americana Bloomberg no rol das 50 personalidades mais influentes do mundo e ocupa a décima posição. Sua postura à frente da Operação Lava Jato, que apura crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, fraudes a licitação e formação de organização criminosa, foi reconhecida por analistas internacionais que o consideram destaque no mundo.

Moro figura à frente de outras personalidades de grandeza compatível no mundo, como o CEO do Facebook, Mark Zukerberg, que conta sua fortuna aos bilhões e tem usuários de seus aplicativos por todo o globo. Além do americano, Sérgio Moro desponta à frente de gigantes da política, como o presidente russo Vladmir Putin, que controla uma potência nuclear herdeira da extinta União Soviética e tem influência geopolítica sobre quase metade do mundo e também o fundador do conglomerado de empresas chinesas Alibaba, Jack Ma.

No primeiro semestre, Moro já havia sido incluído na lista dos 100 mais influentes pela Revista Time e lhe conferiu um imponente diploma na categoria “líderes” com capacidade de transformar o mundo. A edição americana o colocou lado a lado com personalidades como o presidente americano Barack Obama e seu colega francês François Holande, além da premiê alemã Angela Merkel e do líder norte coreano Kim Jong Un.

Nessa publicação da Bloomberg, o magistrado brasileiro, que está provocando uma verdadeira revolução com suas sentenças, tem diante de si personalidades igualmente influentes, como o papa Francisco, o ator Leonardo DiCaprio e nas primeiras posições a primeira-ministra britânica Thereza May e os candidatos à presidência americana Donald Trump e Hilary Clinton.

Reconhecido por milhões de brasileiros como um paladino da moralidade e odiado por outros como sendo parcial e tendencioso, o juiz Sérgio Moro segue promovendo mudanças profundas no comportamento de gestores públicos e políticos, além de servir de paradigma para outros magistrados pelo País afora.

Sérgio Fernando Moro é paranaense de Maringá, tem 44 anos, é filho de um professor de geografia e de uma professora de português. Nasceu em uma família católica de retirantes da miséria que se abateu sobre o oeste paranaense com a mecanização agrícola. A mãe, Odete, sempre foi uma dedicada catequista da paróquia e até hoje vai à missa todos os dias. O pai, Dalton, ensinou os filhos a trabalharem com afinco para ganhar a vida e a serem honestos por vocação e não por obrigação, como dizem os amigos.

Maçonaria

Recentemente, ele foi agraciado com uma comenda que significou uma láurea de milhares de integrantes da maçonaria brasileira. A Confederação Maçônica Brasileira – Comab – outorgou a Sérgio Moro a Comenda Grã Cruz Maçônica, a mais alta condecoração outorgada a destaques da sociedade que tenham desenvolvido projetos ou ações que contribuíram para conscientização e/ou erradicação da corrupção e para a conscientização da ética e da moralidade.

Segundo o presidente da Comab, João Krainski Neto, que entregou a comenda, o juiz Sérgio Moro “fez renascer no povo brasileiro a esperança, quase extinta, de que ainda podemos nos orgulhar da existência de brasileiros corajosos, competentes e sérios, que se fazem respeitar e são respeitados e temidos pelos corruptos e usurpadores do poder”.

 



“Ele [Sérgio Moro] é um exemplo da magistratura brasileira, no melhor sentido, íntegro, competente e corajoso. Quiçá tivéssemos mais juízes como ele, com certeza nosso País seria mais justo e a sensação de impunidade não reinaria. Sobre os alegados excessos, no Brasil atual, tão carente de justiça, e onde o direito é diariamente ignorado, é melhor pecar por excesso do que por omissão”

Villis Marra, promotora de Justiça de Goiás

 

“O foro privilegiado fere a ideia básica da democracia de que todos devem ser tratados como iguais. Acho que não existe muita razão sobre foro privilegiado”

Sérgio Moro

 

 


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias