Os 10 homens mais bonitos da política em Goiás
Redação DM
Publicado em 7 de março de 2018 às 01:48 | Atualizado há 8 meses
Nos anos 50, 60 e início dos 70 era comum aos colunistas sociais fazerem suas listas anuais das mais bonitas, das mais charmosas. De isso, daquilo. As que mais causavam frisson eram – sem nenhuma sombra de dúvidas – “As 10 Mais Elegantes”.
Escolhidas com sacrossanto critério e até com “auditadas” enquetes – entre os que formavam opinião – por Ibrahim Sued – publicadas magistralmente na Manchete – antes anunciadas – em O Globo – naturalmente – seara seminal do bravo jornalista.
Jacinto de Thormes – no Cruzeiro – a revista ícone de Assis Chateaubriand – onde o brilhante e erudito colunista Maneco Muller – nome real do ficcional “Jacinto” – introdutor do colunismo moderno no Brasil – no apreciado estilo americano – com vários assuntos – tipo um “jornal dentro do jornal” – publicava com a maior sabedoria e seleção com todas realmente elegantes do Rio e SP – ano após ano…
E mesmo assim havia dezenas de chiques que ficavam de fora – sonhando, jamais insinuando – em figurar algum dia numa dessas listas.
ERA A CONSAGRAÇÃO!
A glória do Olimpo social!
Em São Paulo o emblemático poeta pernambucano José Tavares de Miranda também fazia sua seleção de mulheres elegantes.
Publicadas primeiramente em caderno especial – dominical – na então engatinhante – Folha de S. Paulo – antes do colossal fulgor Otávio Frias Filho – Folha de S. Paulo – onde o tradicional “o repórter José” – trabalhou por mais de 40 anos e na revista Cruzeiro.
Essas listas eram tão impactantes e emblemáticas que causavam polêmicas.
A poderosésima Elisinha Moreira Salles – saudosa senhora Walther Moreira Salles – ministro da Fazenda, embaixador e super bem-sucedido banqueiro.
Está aí o seu arrasante “Itaú/ Unibanco” tocado com desenvoltura pelo brilhante filho – Pedro Moreira Salles em elegante parceria com os já antigos – Setúbal – do muito tradicional “Itaú”.
Pois bem, a sempre ousada e inovadora Elisa Margarida Viana Gonçalves Moreira Salles posou para capa da revista em que trazia “As 10 Mais Elegantes”usando calça esporte e a singular camisa do Flamengo – do qual era torcedora fervorosa. Enquanto que suas colegas esbanjavam em vestidos “couture” e joias fabulosas…
A mitológica Lourdes Catão – ainda belíssima aos 90 anos – pousou com um impactante vestido vermelho – que usou durante todo aquele ano – quando era tabu repetir roupa – o mais bestial costume que havia na época.
Amiga “número 1” e comadre da famosa Tereza de Souza Campos – a maior diva social de todos os tempos – hoje a solitária princesa Tereza de Orleans e Bragança – hospedando sua amiga de anos, nos finais de semana – em seu belíssimo duplex térreo emoldurado por um belo jardim no ultra icônico Biarritz – joia mais rara em art déco do Brasil – suntuosamente situado na Praia do Flamengo – com indescritível vista para o Pão de Açúcar. Quer atitude mais chique do que essa?
Só poderia vir de mulheres tão chiques e elegantes como são essas eternamente lindas – Lourdes Catão e Tereza de Souza Campos… Vale a pena dar um Google – para vocês apreciarem quem foram essas tremendas e inigualáveis mulheres…
Nos início dos anos 60 – o sempre inovador Ibrahim Sued – filho adotivo do sempre saudoso doutor Roberto Marinho – lançou a lista dos “10 Homens Mais Elegantes” – quando figurou em grande estilo em sua louvável seleção – o compositor e cantor negro Ataulfo Alves – autor do arrebatador sucesso – “Fim de comédia” – magistralmente interpretado por Dalva de Oliveira…
Num momento de brincadeira aqui na Redação deste DM – alguém levantou a lebre para eu elaborar a lista dos homens mais bonitos da política.
Não tenho a menor experiência em concursos de beleza – mas mesmo assim arrisquei a elaborar esse cast de homens apessoados – altivos que cuidam do destino de Goiás. Confesso a vocês que não tenho nenhum contato próximo com eles.
A maioria nunca vi na vida. Somente por fotos ou pela TV… Os únicos que tive contato mais próximo foram:
O ultra sedutor governador Marconi Perillo – meu querido e fraterno primo – pois tenho a mais absoluta certeza – que tem um belo coração pulsante em seu bravo peito…
Com o sempre formal e altivo senador Ronaldo Caiado – também primo. E os sempre gentis e envolventes jovens:
Simeyzon Silveira – que conheci juntamente com sua bonita mulher no saguão de um tradicional hotel – onde estávamos hospedados, em São Paulo.
Lincoln Tejota – que conheci garoto no casamento do jornalista Nilson Gomes – com seu pais Betinha e o bonitão gentilíssimo Sebastião Tejota – na época presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás – no início do primeiro Governo Marconi.
A nenhum deles pedi uma cabeça de alfinete sequer…
VAMOS AOS 10 MAIS.
Senador Ronaldo Caiado
Governador Marconi Perillo
Deputado federal Daniel Vilela
Deputado federal Thiago Peixoto
Deputado federal Marcos Abrão
Deputado estadual Gustavo Sebba
Deputado est. Simeyzon Silveira
Deputado estadual Diego Sorgato
Ex-vereador Thiago Albernaz
Deputado estadual Lincoln Tejot