Política

Os 10 políticos goianos mais influentes nas redes

Redação DM

Publicado em 12 de outubro de 2016 às 02:56 | Atualizado há 9 anos

  •  Vanderlan está bem à frente do adversário Iris entre os prefeitáveis de Goiânia

O Diário da Manhã novamente aborda a atuação dos políticos goianos nas redes sociais. Em parceria com a empresa Eureka Comunicação, o DM publica o ranking dos mais influentes no Facebook e Twitter. O quesito influência leva em conta três fatores: interações (curtidas, comentários, compartilhamentos, retweets), alcance (número de seguidores e fãs divididos pelo número de interações e engajamento durante o período analisado) e engajamento (regularidade das postagens dividida pelo número de interações durante o período analisado).

O líder é o senador Ronaldo Caiado (DEM), que cresceu na internet ao fazer oposição pesada aos governos do PT e se mantém atuante. O parlamentar está sempre conectado e opina sobre os fatos mais relevantes da política nacional. Com 22 pontos, o governador Marconi Perillo (PSDB) está em segundo lugar. Marconi tem 182 mil seguidores no Facebook e outros 116 mil no Twitter. Além de divulgar as principais ações do governo, o tucano também mostra momentos de sua vida ao lado dos familiares e opina sobre temas mundiais e nacionais. Marconi já apareceu em diversas listas de políticos nacionais mais influentes nas redes sociais.

O terceiro lugar é do deputado federal Delegado Waldir (PR), considerado uma espécie de fenômeno nas redes sociais. Só no Facebook tem quase 650 mil amigos. Na sequência, aparece o ex-deputado e engenheiro Luiz Bittencourt (PTB). O petebista é o político do ranking que está nas redes há menos tempo. Bittencourt começou a atuar de verdade ao longo da pré-campanha em Goiânia, onde foi pré-candidato a prefeito, e hoje já tem 50 mil seguidores no Facebook.

Em quinto lugar está o candidato Vanderlan Cardoso (PSB), com 19 pontos, que supera o rival Iris Rezende (PMDB). O prefeito Evandro Magal (PP) e o deputado estadual Major Araújo (PRP) vêm na sequência. O deputado federal Marcos Abrão (PPS) é o oitavo colocado, com 18 pontos. Iris Rezende é o nono colocado e tem 17 pontos. O peemedebista utiliza redes sociais apenas em época de campanha quando é candidato. Neste ano, novos perfis foram criados para Iris, que disputa a prefeitura da Capital. O deputado estadual Francisco Júnior (PSD), que fez uma campanha bastante inovadora e digital, fecha a lista dos mais influentes.

O ranqueamento leva em consideração a proporcionalidade entre interações, alcance e engajamento e o número de seguidores do Twitter e Facebook dos perfis oficiais dos políticos. As notas de cada critério vão de 1 a 11. O monitoramento foi realizado entre 10 de setembro e 10 de outubro.

 


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias