Os favoritos de Iris
Redação DM
Publicado em 11 de janeiro de 2018 às 01:59 | Atualizado há 6 meses
Afunilou nos últimos dias o favoritismo de três nomes para a liderança do prefeito Iris Rezende (MDB) na Câmara dos Vereadores. Oséias Varão (PSB), Wellington Peixoto (MDB) e Paulinho Graus (PDT); este último corre por fora para ser oficializado líder do governo. Iris deve oficializar o escolhido logo após o início do ano legislativo, no início de fevereiro.
Conta a favor de Oséias a percepção do prefeito e auxiliares da lealdade do pessebista durante o ano passado. Embora negue o convite, Varão se diz honrado por servir a base. “Não tenho qualquer indicativo disso e tenho dito que me sinto honrado de poder trabalhar com o prefeito Iris Rezende e ter o meu nome cogitado para esta posição de ser o líder do prefeito”, destacou Varão em entrevista à Rádio 730 ontem, 10.
O secretário de Governo, Samuel Almeida, trabalhou pela indicação do aliado Varão, mas as derrotas do Executivo na Câmara ao decorrer do ano passado enfraqueceram seu poder de influenciar Iris. O fato de Oséias ter colecionado desafetos no legislativo atrapalha. O prefeito busca nome moderado para o posto.
Exatamente neste ponto que Wellington Peixoto (MDB) se enquadra. Discreto e articulado, Peixoto é um dos parlamentares mais queridos, além de experiente. O fato do pai, Sebastião Peixoto, já presidir o Instituto de Previdência do Servidor Municipal (IPSM) conta em desfavor do vereador. Iris considera o grupo, que inclui o deputado estadual Bruno Peixoto (MDB), contemplado na administração.
Wellington era consenso, entre os colegas, na eleição que escolheu Andrey Azeredo (MDB) presidente da Câmara, no início de 2017. Iris, no entanto, optou por Azeredo, em uma primeira oportunidade. O baixo número de parlamentares na bancada do MDB dificulta que o líder seja do mesmo partido que o presidente da Casa.
Outro moderado que pode ser ungido líder é Paulinho Graus (PDT). Com bom diálogo na oposição, experiência no posto e bom de debate, o pedetista pode ser a saída para amarrar uma base sólida para a continuidade da gestão.
PREFEITO ARTICULA
Focado em despachos, o prefeito Iris Rezende intensificou reuniões com vereadores neste início de ano. Vários parlamentares se revezam no Paço Municipal nos intervalos entre as reuniões do prefeito com auxiliares e audiências com representantes de entidades variadas.
Mesmo com dificuldades em votações, principalmente no segundo semestre, o prefeito encerrou o ano com maioria na Câmara. Pelo menos 18 vereadores entraram em recesso afinados com a gestão, quando se leva em conta as votações das últimas sessões do ano passado.
Com 35 cadeiras, é salutar que a base conte com pelo menos 24 fiéis aliados. Isso porque são necessários dois terços dos votos para mudanças importantes, como matérias que alteram a Lei Orgânica, conforme estabelece o regimento interno.
Iris retoma agenda externa na próxima semana com visitas e participações públicas. Apesar do retorno dos mutirões estarem previstos para após o período chuvoso, o chefe do Executivo já marcou a primeira frente de serviço do ano já para o próximo dia 19.