Política

Os favoritos de Iris

Redação DM

Publicado em 11 de janeiro de 2018 às 01:59 | Atualizado há 6 meses

Afunilou nos últimos dias o favoritismo de três nomes para a liderança do prefeito Iris Re­zende (MDB) na Câmara dos Vereadores. Oséias Varão (PSB), Wellington Peixoto (MDB) e Paulinho Graus (PDT); este úl­timo corre por fora para ser ofi­cializado líder do governo. Iris deve oficializar o escolhido logo após o início do ano legislativo, no início de fevereiro.

Conta a favor de Oséias a per­cepção do prefeito e auxiliares da lealdade do pessebista durante o ano passado. Embora negue o convite, Varão se diz honrado por servir a base. “Não tenho qual­quer indicativo disso e tenho dito que me sinto honrado de poder trabalhar com o prefeito Iris Re­zende e ter o meu nome cogita­do para esta posição de ser o líder do prefeito”, destacou Varão em entrevista à Rádio 730 ontem, 10.

O secretário de Governo, Sa­muel Almeida, trabalhou pela in­dicação do aliado Varão, mas as derrotas do Executivo na Câma­ra ao decorrer do ano passado enfraqueceram seu poder de in­fluenciar Iris. O fato de Oséias ter colecionado desafetos no legis­lativo atrapalha. O prefeito bus­ca nome moderado para o posto.

Exatamente neste ponto que Wellington Peixoto (MDB) se en­quadra. Discreto e articulado, Peixoto é um dos parlamenta­res mais queridos, além de ex­periente. O fato do pai, Sebastião Peixoto, já presidir o Instituto de Previdência do Servidor Munici­pal (IPSM) conta em desfavor do vereador. Iris considera o grupo, que inclui o deputado estadual Bruno Peixoto (MDB), contem­plado na administração.

Wellington era consenso, en­tre os colegas, na eleição que es­colheu Andrey Azeredo (MDB) presidente da Câmara, no início de 2017. Iris, no entanto, optou por Azeredo, em uma primeira oportunidade. O baixo núme­ro de parlamentares na banca­da do MDB dificulta que o lí­der seja do mesmo partido que o presidente da Casa.

Outro moderado que pode ser ungido líder é Paulinho Graus (PDT). Com bom diálogo na opo­sição, experiência no posto e bom de debate, o pedetista pode ser a saída para amarrar uma base sóli­da para a continuidade da gestão.

PREFEITO ARTICULA

Focado em despachos, o prefeito Iris Rezende intensifi­cou reuniões com vereadores neste início de ano. Vários par­lamentares se revezam no Paço  Municipal nos intervalos en­tre as reuniões do prefeito com auxiliares e audiências com representantes de enti­dades variadas.

Mesmo com dificulda­des em votações, principal­mente no segundo semes­tre, o prefeito encerrou o ano com maioria na Câmara. Pelo menos 18 vereadores entra­ram em recesso afinados com a gestão, quando se leva em conta as votações das últimas sessões do ano passado.

Com 35 cadeiras, é salu­tar que a base conte com pelo menos 24 fiéis aliados. Isso porque são necessários dois terços dos votos para mudan­ças importantes, como maté­rias que alteram a Lei Orgâ­nica, conforme estabelece o regimento interno.

Iris retoma agenda externa na próxima semana com visi­tas e participações públicas. Apesar do retorno dos muti­rões estarem previstos para após o período chuvoso, o chefe do Executivo já marcou a primeira frente de serviço do ano já para o próximo dia 19.

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias