“Ou fazemos a reforma ou aumentamos impostos”
Redação
Publicado em 23 de março de 2017 às 02:45 | Atualizado há 8 anos
O deputado federal Alexandre Baldy (PTN) é de opinião que a Reforma da Previdência, projeto enviado ao Congresso Nacional pelo presidente Michel Temer, é necessária para o país cobrir o déficit nesse setor. “A reforma da Previdência é um assunto muito polêmico e ainda pouco comunicado à população. É importante divulgar porque nós temos dois caminhos: ou fazemos a Reforma da Previdência ou aumentamos impostos”.
O deputado goiano disse, em entrevista à rádio 730, não ter um posicionamento em relação aos pontos que devem ser alterados no projeto enviado pelo Executivo. Ele adiantou que é preciso eliminar o déficit de R$ 150 bilhões do regime geral previdenciário e R$ 70 bilhões do serviço público.
Dentre as medidas impopulares inclusas no projeto enviado pela Presidência da República destacam-se: o aumento da idade mínima necessária à aposentadoria de homens e mulheres – incluindo trabalhadores rurais – de 60 para 65 anos; elevação do tempo mínimo de contribuição de 15 para 25 anos. O projeto referente à Reforma ainda tramita no Congresso Nacional.
Ao avaliar o projeto, Alexandre Baldy adotou um tom cauteloso e preferiu não se posicionar, por enquanto. “Ainda não tenho posição porque o projeto ainda está tramitando na Comissão Especial da Reforma da Previdência, que é o local de debate correto. As emendas podem ser colocadas e se há esse prazo para emendas nós não sabemos qual texto será apreciado pela Comissão e posteriormente pelo plenário”, afirma.