Política

Passaporte de Lula é entregue à PF

Redação DM

Publicado em 26 de janeiro de 2018 às 17:49 | Atualizado há 7 anos

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Sila (PT), entregou o passaporte do político à PF, na manhã desta sexta-feira (26/01), na sede da Polícia Federal de São Paulo, na capital paulista. O juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal, determinou a apreensão do documento na noite de quinta-feira (24/01). A medida foi realizada no processo que investiga suposto tráfico de influência do petista na compra de 36 caças suecos, pela Força Aérea Brasileira (FAB).

Com isto, Lula teve que cancelar viagem marcada para esta sexta-feira para participar de um evento da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), na Etiópia.

O advogado político, Cristiano Zanin Martins, afirmou por meio de nota que recebeu a notícia da decisão “grande estarrecimento”. O PT também se pronunciou sobre o assunto e apontou como “odiosa perseguição judicial” ao ex-presidente.

Determinação

A decisão tomada pelo juiz Ricardo Leite não tem possui ligação direta com a condenação de Lula pelo TRF-4. Refere-se ao processo que investiga um suposto tráfico de influência do político na aquisição, pela FAB, de aviões militares suecos. Para esclarecimentos deste caso foi convocado para interrogatório marcado para o dia 20 de fevereiro.

O magistrado responsável pela apreensão é o mesmo que decidiu suspender as atividades do Instituto Lula, em maio de 2017. O petista se tornou réu do processo em questão em dezembro de 2016. Segundo o Ministério Público, os crimes teriam acontecido entre os anos de 2013 e 2015, no momento em que o ex-presidente é suspeito de participar de um esquema que beneficiaria empresas ligadas ao governo Dilma Rousseff.

A defesa do político afirmou que ele jamais praticou qualquer ato ilícito.

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias