Política

Pesquisa Quaest mostra Lula oito pontos à frente de Flávio Bolsonaro

Fernando Henrique - Estágio DM

Publicado em 15 de julho de 2026 às 08:25 | Atualizado há 1 hora

Pesquisa Genial/Quaest indica vantagem de Lula sobre Flávio Bolsonaro e empate na avaliação do governo federal | Foto: Reprodução/Getty Images
Pesquisa Genial/Quaest indica vantagem de Lula sobre Flávio Bolsonaro e empate na avaliação do governo federal | Foto: Reprodução/Getty Images

A Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (10) mostra que o presidente Lula (PT) abriu vantagem de oito pontos sobre o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) em simulação de segundo turno e venceria a eleição por 45% a 37%.

Brancos, nulos e declarações de que não vão votar somam 14% e indecisos, 4%. A Quaest ouviu 2.004 eleitores de 16 anos ou mais por meio de entrevistas pessoais, domiciliares e presenciais feitas de 10 a 13 de julho. O nível de confiança das estimativas é de 95%, e a margem de erro máxima prevista é de cerca de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

A vantagem do petista, que era de seis pontos em julho, oscilou dentro da margem de erro. No mês passado, Lula tinha 44% contra 38% de Flávio. Na sondagem realizada em maio, o atual presidente aparecia com 42%, enquanto o congressista do PL tinha 41%, situação que configurava um empate dentro da margem de erro.

A rejeição de Lula apresenta tendência de queda e atualmente é de 50%, enquanto a de Flávio, em viés de alta, é de 57%.

Conflito entre bolsonaristas

O resultado é aferido após a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) postar um vídeo em que afirmou que Flávio a desrespeitou, maltratou e deixou subentendido que não queria o apoio dela, tornando público um acirramento do conflito entre os bolsonaristas.

O episódio levou senador a ler uma carta na qual Jair Bolsonaro reafirma seu apoio ao filho na eleição presidencial deste ano. O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes decretou proibição a de visitas de Flávio a Jair por descumprimento a medida cautelar que impede o ex-presidente de usar redes sociais, diretamente ou por terceiro.

Cenários eleitorais

Na pesquisa estimulada de primeiro turno, Lula lidera com 40% das intenções de voto, seguido por Flávio que tem 28%. Ronaldo Caiado (PSD) aparece com 4%, seguido por Renan Santos (Missão), com 3%, e Romeu Zema (Novo), com 2%. Cabo Daciolo (Mobiliza), Augusto Cury (Avante), Joaquim Barbosa (DC) e Samara Martins (UP) registram 1% cada; os demais candidatos não pontuaram. Indecisos são 11%, enquanto 8% dizem que votariam em branco, anulariam ou não compareceriam.

No segundo turno, Lula aparece à frente de todos os adversários testados. O petista marca 45% contra 37% de Flávio, 36% de Caiado, 35% de Zema e 33% de Renan.

Avaliação do governo

A avaliação negativa do governo Lula se igualou à positiva, ficando em 36%. O índice regular foi de 26%. O índice positivo é o maior da série histórica iniciada em julho de 2025, e o negativo é o menor. (Laura Intrieri/FOLHAPRESS)


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia