Polícia Federal intima Lula
Júlio Nasser
Publicado em 11 de dezembro de 2015 às 19:20 | Atualizado há 9 anosTom Carlos
O ex-presidente Lula é o mais novo alvo da Polícia Federal na Operação Zelotes.
Conforme a PF, uma intimação já foi encaminhada para o político. O órgão de investigação, base de apoio dos desdobramentos da Operação Zelotes, decidiu ouvir o ex-presidente no dia 17.
O Instituto Lula não confirmou recebimento do documento expedido pela PF.
O mandado 6262 foi expedido em 3 de dezembro, diz a PF. Após ser ouvido, Lula poderá ser considerado suspeito de envolvimento no esquema de compra de Medidas Provisórias para atender empresários do setor automotivo.
Assinado pelo delegado Marlon Oliveira Cajado dos Santos, o mandado quer esclarecer se Lula participou do lobby realizado para obtenção de benefícios fiscais tendo como beneficiárias as empresas MMC (subsidiária da Mitsubishi) e grupo Caoa, que fabrica a marca Hyundai no Brasil.
Lula é responsável por assinar duas medidas provisórias que beneficiaram as empresas: 471/2009 e 512/ 2010.
Existe a suspeita de que forte esquema de corrupção foi montado para atender as empresas.
Um dos filhos de Lula, Luís Cláudio Lula da Silva, recebeu R$ 2,5 milhões da empresa Marcondes & Mautoni, consultoria montada para trabalhar pelas duas empresas.
A suspeita da PF é de que o pagamento para a empresa do filho de Lula seja uma retribuição às medidas provisórias, que beneficiaram as duas empresas, segundo a PF.