Política

Prefeitura lança Botão de Pânico para mulheres

Redação DM

Publicado em 23 de março de 2022 às 04:12 | Atualizado há 3 anos

O prefeito Rogério Cruz lançou, na manhã de ontem, em solenidade no Salão Nobre do Paço Municipal, o primeiro Botão de Pânico para mulheres com medidas protetivas atendidas pela Patrulha Mulher Mais Segura, no estado de Goiás. No evento, Cruz também apresentou o Módulo Rede Mulher, que possibilita inscrições gratuitas em cursos de capacitação e resposta a quiz sobre os tipos de violência doméstica.

O Botão de Pânico foi desenvolvido pelas secretarias municipais de Políticas para Mulheres (SMPM) e de Ciência e Tecnologia (Sictec), em conjunto com a Guarda Civil Metropolitana (GCM). A ferramenta é acessada pelo aplicativo Prefeitura 24 Horas, e disponibilizada apenas para mulheres com medidas protetivas e atendidas pela Patrulha Mulher Mais Segura.

“Objetivo é reforçar a proteção, uma vez que muitas mulheres têm suas medidas protetivas violadas pelo agressor”, observou o prefeito.

Coordenador de tecnologia institucional da GCM, Leonardo Henrique Panza destacou que o trabalho conjunto possibilitou o funcionamento do botão. De acordo com Leonardo, os dados relativos às medidas protetivas são enviados pelo Tribunal de Justiça de Goiás, com informações sobre a mulher e o agressor. “Assim que o botão é acionado, é enviada a ocorrência automática à Central da GCM que, em seguida, encaminha a patrulha mais próxima para atendimento em tempo hábil”, explicou.

A solenidade marcou também a apresentação do Módulo Rede Mulher, disponível não só no aplicativo Prefeitura 24 horas, como na página inicial do site oficial da Prefeitura de Goiânia. Nele, a mulher tem acesso a dois serviços importantes de assistência. Um é o quiz sobre os tipos de violência doméstica, com perguntas que ajudam a identificar se a mulher sofre, ou não, algum deles, além de encaminhamentos à rede de proteção.

Também pelo Módulo, é possível se inscrever, de forma gratuita, em um dos cursos disponibilizados pela SMPM. A Comandante da GCM e Coordenadora do Programa Mulher Mais Segura, Luiza Pereira Sol, afirmou que as duas ferramentas são avanços na rede proteção. “O Botão do Pânico dá celeridade à denúncia e, com o Módulo Rede Mulher, compõe uma rede eficiente de atenção que mostra à mulher que ela não está sozinha, nem desamparada. Um apoio que não termina na denúncia, mas se estende à atenção psicológica e recolocamento no mercado de trabalho”, declarou.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia