Prisão de Zander faz Léia Klébia retomar mandato na Câmara de Goiânia
Léo Carvalho
Publicado em 26 de maio de 2026 às 13:49 | Atualizado há 2 meses
Com a prisão de Zander Fábio na Operação Cultura Em(Cena), Léia Klébia reassume cadeira na Câmara Municipal de Goiânia | Foto: Mariana Capeletti/Marcello Dantas
Com a prisão do vereador em exercício Zander Fábio (Podemos) durante a Operação Cultura Em(Cena), da Polícia Civil de Goiás (PCGO), a vereadora Léia Klébia (Podemos) deve reassumir a cadeira na Câmara Municipal de Goiânia. Titular do mandato, ela havia se licenciado do cargo, abrindo espaço para que Zander ocupasse a vaga no Legislativo municipal.
Leia também
O presidente do Podemos em Goiás e deputado federal Glaustin da Fokus, que participa nesta terça-feira (26) do Encontro dos Pescadores, em Itumbiara, afirmou que o partido acompanha o andamento das investigações envolvendo o vereador e ex-secretário municipal de Cultura Zander, preso durante operação policial.
Segundo o parlamentar, a legenda vai aguardar a conclusão dos fatos para qualquer avaliação ou deliberação futura sobre o caso.
A operação, deflagrada nesta terça-feira, é conduzida pela Delegacia Estadual de Combate à Corrupção (Deccor) e investiga suposto esquema de desvio de recursos públicos ligados à área cultural da Capital. Além da prisão de Zander, os policiais cumpriram mandados no escritório do ex-vereador Leandro Sena.
Nos bastidores da Câmara, parlamentares admitem desgaste para a imagem da Casa diante da repercussão do caso. Na tribuna, o vereador Fabrício Rosa (PT) afirmou que a prisão não causou surpresa e citou investigações anteriores envolvendo os alvos da operação. “Esse vereador usurpou a função pública e atacou a confiança da população nesta Casa”, declarou.
Já o vereador Markim Goya (PRD) reconheceu o impacto negativo da operação para o Legislativo, mas defendeu cautela e afirmou que os fatos ainda precisam ser esclarecidos pelas autoridades.
Em nota, a Câmara Municipal informou que não é alvo da investigação e que acompanha o caso. “O Poder Legislativo não é citado nem é parte da investigação”, diz o posicionamento.
Procurada, Léia Klébia informou que não irá comentar o assunto neste momento em razão do andamento das investigações.
Nota da defesa de Zander Fábio
A defesa de Zander Fábio Alves da Costa recebe a investigação com absoluta tranquilidade e reafirma que o ex-secretário jamais participou de qualquer esquema de desvio de recursos públicos. Essa operação é um desdobramento de outra investigação que ele faz parte e sempre colaborou.
Ele tem endereço certo, profissão definida, sempre esteve à disposição da justiça, tem advogados já constituídos e sua prisão foi uma infeliz surpresa que iremos reparar pois acreditamos na justiça.
As apurações ainda estão em fase inicial e, até o momento, não há demonstração de recebimento de vantagem indevida, enriquecimento ilícito ou prática de qualquer ato doloso por parte de Zander.
A defesa confia no esclarecimento completo dos fatos no curso do devido processo legal, momento em que ficará evidenciado que eventuais questionamentos administrativos não se confundem com prática criminosa.
Por respeito às investigações e ao sigilo dos autos, a defesa não irá antecipar discussões técnicas neste momento.