Política

Qualidade de obras é tema de encontro nacional em Goiânia

Redação

Publicado em 31 de maio de 2017 às 02:56 | Atualizado há 4 meses

O Tribunal de Contas do Estado de Goiás está promovendo esta semana o Encontro Técnico Nacional de Auditoria de Obras Públicas, o Enaop  2017. A abertura foi realizada na noite de segunda-feira pelo presidente do TCE-GO, Kennedy Trindade, aproveitando para correlacionar o evento com a implementação do Goiás na Frente, em que o Estado de Goiás dá início ao maior programa de investimentos dos últimos anos.

Kennedy assegurou que o TCE de Goiás está preparado para o desempenho de sua missão constitucional, verificando todos os aspectos das obras públicas e que o debate sobre a qualidade das obras rodoviárias, tema principal do encontro, é fundamental, “principalmente em momentos de intensa turbulência política e de escassez de recursos”. Presente na abertura, o vice-governador José Eliton, representando o governador Marconi Perillo, também abordou a atual crise política e criticou o que chamou de “anacronismo da atual lei de licitações, além de pregar que a saída para toda esta situação não pode ser outra que não aquela prevista na Constituição”.

O vice-presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, Valter Albano, falou em nome do presidente Valdecir Pascoal, destacou a importância da discussão sobre a qualidade das obras públicas em uma fase da vida nacional em que o papel de instituições de controle também é questionado em meio á sucessão de escândalos de corrupção que atingem a administração e o alto empresariado. “Iniciativas como o Enaop contribuem para o debate sobre os desafios enfrentados pelos Tribunais de Contas para serem reconhecidos como úteis á sociedade, precisando ganhar agilidade e eficiência”, disse.

PLANEJAMENTO 

Já o presidente do Instituto Brasileiro de Obras Públicas (Ibraop), parceiro do TCE na realização da 12ª edição do ENAOP, juntamente com o TCM, Atricon e demais apoiadores, destacou o público recorde em todas as demais edições, creditando o fato ao trabalho de organização e de divulgação feito por estas entidades em todo o País, atraindo, inclusive, técnicos moçambicanos.

Pedro Rocha de Oliveira criticou duramente a falta de planejamento de obras públicas no país, fruto, segundo ele, do proposital desmantelamento das equipes técnicas pelas instituições oficiais, em detrimento disso a adoção de uma terceirização destas atribuições que tem dado causa a um elevado número de obras inconclusas, superfaturamento e outras formas de corrupção, resultando ainda na má qualidade dos empreendimentos, sobretudo na área de rodovias.

Na oportunidade, o auditor aposentado Mário Dayrell recebeu uma placa de prata das mãos do conselheiro Kennedy Trindade e um diploma do presidente do Ibraop, Pedro Jorge Rocha de Oliveira, em reconhecimento aos serviços prestados ao TCE de Goiás quanto à entidade nacional, da qual é um dos sócios fundadores.

Além das autoridades que usaram da palavra, também estavam presentes o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Gilberto Marques Filho; do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás, conselheiro Joaquim Alves de Castro Neto; Benedito Torres, Procurador Geral de Justiça e outras autoridades.

O encerramento será hoje às 17h30 no Auditório do TCE-GO, no Setor Jaó.

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias