Política

Secretário de Estado dos EUA critica condenação de Bolsonaro e anuncia possíveis retaliações

DM Redação

Publicado em 12 de setembro de 2025 às 10:43 | Atualizado há 2 horas

Rubio criticou a decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) e disse que a prisão foi injusta.
Rubio criticou a decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) e disse que a prisão foi injusta.

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou nesta quinta-feira (11) que o país responderá “adequadamente” à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro, chamando o processo de novo episódio de “caça às bruxas”. Rubio criticou a decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) e disse que a prisão foi injusta.

O ex-presidente Donald Trump declarou surpresa com a condenação e estabeleceu paralelo com seu próprio julgamento nos Estados Unidos. Ele destacou que Bolsonaro foi um bom presidente e que o STF aplicou medidas que tentaram replicar contra ele, sem sucesso. Trump não detalhou se haverá sanções adicionais, mas reforçou que acompanha a situação de perto.

Aliados de Bolsonaro esperam que os EUA restrinjam vistos de autoridades brasileiras do STF e do governo federal, além de possíveis punições financeiras. A medida inclui suspender exceções tarifárias concedidas aos produtos importados do Brasil. Anteriormente, o governo Trump já havia suspendido vistos de ministros do STF e do Procurador-Geral da República.

Os EUA cancelaram também vistos de familiares de autoridades brasileiras, como a esposa e a filha de Alexandre Padilha, ministro da Saúde, em retaliação a programas como o Mais Médicos. A decisão reforça a tensão diplomática entre os dois países após a condenação de Bolsonaro.

Foto: Chip Somodevilla/Getty Images

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia