Sede do Iphan em Goiânia é ocupado por artistas em protesto
Diário da Manhã
Publicado em 22 de maio de 2016 às 23:25 | Atualizado há 9 anos
Neste final de semana, artistas goianos, educadores e estudantes secundaristas ocuparam a sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Goiânia.
A ocupação começou na sexta-feira (20/5) como parte do movimento nacional Ocupa MinC. O movimento protesta contra a perda de autonomia do Ministério da Cultura (MinC) para ser incorporado ao Ministério da Educação.
Em Goiânia, os artistas prepararam batalhas de versos e espetáculos infantis durante a ocupação. A direção do órgão se reuniu com os manifestantes e ficou acordado que não haverá danos ao patrimônio público.
A alteração da pasta foi uma das medidas do presidente interino, Michel Temer, e novo cargo de secretário da cultura chegou a receber o status de natureza especial.
Entretanto, após diversas manifestações contrárias à mudança, o ministro da Educação, Mendonça Filho, anunciou no sábado (21/5) que Temer decidiu voltar atrás na decisão sobre a autonomia do MinC
Apesar do anuncio do ministro da Educação, os manifestantes continuaram a ocupação até realizarem uma assembléia que aconteceu no sábado (21/5) para debaterem a volta da pasta.