Seis goianas já integram equipe de transição do presidente Lula
Redação DM
Publicado em 24 de novembro de 2022 às 14:47 | Atualizado há 4 anos
A deputada estadual e eleita deputada federal pelo Partido dos Trabalhadores de Goiás (PT-GO), Delegada Adriana Accorsi foi anunciada como integrante da equipe de transição do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, eleito para assumir a Presidência da República a partir de 2023. O anúncio foi feito pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) nesta terça-feira, 22. A parlamentar afirmou que vai compor o grupo de segurança pública ao lado dos deputados federais Tadeu Alencar, do Pernambuco, e Valtenir Pereira, de Mato Grosso.
Adriana Accorsi é delegada de polícia civil de carreira. Ocupou o cargo de Diretora-Geral de Polícia Civil de Goiás no governo Marconi Perillo. Disputou por duas vezes a prefeitura de Goiânia e é filha do ex-prefeito Darci Accorsi (in memorian). Darci teve longa militância no PT, sendo vereador e deputado estadual.
Pelo Instagram, Adriana Accorsi comentou a nomeação. “Eu fiquei muito honrada, é um sentimento de muita responsabilidade. A ideia é fazer um diagnóstico da situação na área de segurança pública para repassar quais as medidas mais importantes para serem tomadas”, explicou nas redes sociais.
A parlamentar afirmou que vinha participando das discussões sobre o grupo de transição e, por isso, já tinha expectativa de ser chamada para compor a equipe. Ela acredita que a sua formação e atuação na área de segurança pública vai contribuir para o trabalho. “O diagnóstico é feito junto às forças policias, é um levantamento da situação. Após esse trabalho, a gente espera poder contribuir ainda mais”, disse.
Adriana Accorsi é graduada em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e especialista em Segurança Pública e Ciências Criminais. Ela já trabalhou em delegacias das cidades de Bela Vista de Goiás, Cristianópolis, Nazário e Turvânia e outras.
Outras goianas
Aava Santiago: cientista social, vereadora, presidente do PSDB de Goiânia; participa do grupo de mulheres.
Ieda Leal: pedagoda e ex-presidente do sindicato dos professores de Goiás; integra o grupo de Igualdade Social.
Ludhmila Hajjar: cardiologista; integra o grupo de transição da área da Saúde.
Maria Luiza Moura Oliveira: psicóloga e professora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO); integra a equipe no subgrupo da Infância, nos Direitos Humanos.
Nádia Garcia: jornalista, que é secretária nacional de Juventude do PT; ajudou a elaborar o plano de governo de Lula e participa do grupo de Juventude.
Adriana Accorsi: ex-delegada e deputada federal eleita; integra o grupo de transição da área de segurança pública.