Senado aprova criação de universidades federais em Goiás
Redação
Publicado em 22 de fevereiro de 2018 às 02:05 | Atualizado há 7 anos
O plenário do Senado aprovou a criação de duas universidades federais em Goiás, uma em Jataí e outra em Catalão. Os projetos foram aprovados na Câmara de Deputados em dezembro do ano passado e tiveram uma tramitação acelerada no Senado. As proposições seguem para sanção presidencial e preveem o desmembramento da Universidade Federal de Goiás para a criação das instituições.
A senadora e presidente da Comissão de Educação do Senado (CE), Lúcia Vânia (PSB-GO) relatou o projeto que cria a Universidade Federal de Catalão (UFCAT). No colegiado, a parlamentar goiana concedeu a relatoria da criação da Universidade Federal de Jataí (UFJ) para o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO).
“A criação das duas universidades é uma demanda antiga de regiões tão importantes para o Estado de Goiás. As instituições vão promover o desenvolvimento e melhorar a qualidade do ensino na região”, disse a senadora Lúcia Vânia.
Lúcia Vânia destacou que a criação das universidades nos dois municípios goianos propiciará maiores oportunidades de expansão do acesso ao ensino superior, além de favorecer a aproximação das instituições com a realidade local. “Parcerias, convênios e pesquisas voltadas às necessidades da região poderão ser fortalecidas e estimuladas. Os projetos são muito importantes para a democratização do ensino superior e a valorização do interior goiano”, disse a senadora Lúcia Vânia.