Senado Federal apoia Consórcio Brasil Central
Redação
Publicado em 11 de novembro de 2015 às 23:35 | Atualizado há 10 anosDa Assessoria
Durante audiência pública, nessa quarta-feira (11), senadores declararam apoio ao Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central. O bloco econômico é formado pelos estados do Centro-Oeste e o Distrito Federal, por Tocantins e Rondônia.
Participaram da reunião na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo os governadores Rodrigo Rollemberg (DF), Marconi Perillo (GO), Marcelo Miranda (TO), Reinaldo Azambuja (MS), Pedro Taques (MT) e Confúcio Moura (RO).
O governador Marconi Perillo, eleito presidente do consórcio, destacou a atuação exaustiva da senadora Lúcia Vânia (PSB-GO) pela convalidação dos incentivos fiscais na reforma do ICMS. A senadora goiana citou a necessidade de a região mostrar poder político. “Nós somos a região que mostrou um resultado efetivo, crescemos acima da média nacional. No entanto, há dificuldade de mostrar unidade e força política. ”
Os governadores também defenderam uma melhor utilização dos recursos do FDCO, que, segundo eles, deveriam ser usados em projetos capazes de alavancar o desenvolvimento da região. Além disso, pediram o apoio dos senadores para que passem a ter voz ativa nas definições sobre como serão aplicados os recursos, permitindo, por exemplo, que 50% sejam destinados para investimentos em projetos públicos de infraestrutura, de governos estaduais e municipais.
Reconhecido como idealizador do consórcio, o ex-ministro Mangabeira Unger prestigiou a audiência. “É uma iniciativa louvável, que resultará no aperfeiçoamento do pacto federativo”, finalizou.