Política

Siqueira Campos: greve de fome e luta pela criação do Tocantins

Redação DM

Publicado em 29 de maio de 2018 às 01:49 | Atualizado há 7 anos

O Programa Memórias do Le­gislativo, exibido pela TV Assem­bleia, prossegue com a série 30 Anos da Constituinte de 1988 e está em exibição a entrevista do primei­ro governador do Tocantins, e ex­-deputado federal constituinte Si­queira Campos (DEM). Natural de Crato (CE), 92 anos, foi três vezes eleito governador. No bate-papo com a jornalista Luciana Martins, ele contou os bastidores da cria­ção do mais novo Estado brasileiro.

A entrevista faz parte de um amplo projeto sobre os 30 anos da promulgação da Carta de 88, coordenado pela Diretoria de Co­municação e com apoio da Dire­toria Geral da Assembleia Legis­lativa de Goiás.

Siqueira Campos recebeu a equipe da Assembleia Legislativa em sua casa, em Palmas, capital tocantinense. Ao lado, funciona a fundação que leva seu nome e reú­ne boa parte da história política do ex-governador.

O relator da Sub-comissão dos Estados na Assembleia Nacional Constituinte deu detalhes sobre a greve de fome que fez pela criação do Tocantins e detalhou a convi­vência com líderes políticos como Mário Covas, Fernando Henrique Cardoso, José Sarney e Ulysses Guimarães, de quem contou vá­rios fatos e afirmou: “Ulisses me ajudou a aprovar o Estado do To­cantins, tudo que há de melhor na Constituição, Ulisses participou. Ele era adversário, mas eu tinha o maior respeito e maior admiração por ele. Pena que não foi presiden­te da República, lamentou.

Uma das histórias contadas por Siqueira Campos diz respeito às di­ficuldades para consolidar o novo Estado e o amplo apoio que recebeu dos constituintes goianos. Um deles, o ex-governador goiano Mauro Bor­ges, disse a ele que seria contrário à criação do Tocantins. “Qual não foi minha surpresa ao ver que, na vo­tação em plenário da emenda que criou o Estado, Mauro Borges votou favorável e fez um discurso apaixo­nado. Foi uma das maiores home­nagens que recebi em vida”, afirmou.

Siqueira Campos disse ainda que havia tentado a criação do Tocantins antes da Constituinte, mas a propos­ta foi vetada pelo ex-presidente José Sarney sobre a alegação de que o novo Estado não teria viabilidade econômica. “O Sarney tinha receio de que o nascimento do Tocantins resultasse na proliferação de outros Estados, como o Maranhão do Sul”.

RONALDO CAIADO

Sobre a famosa greve de fome que fez em meados da década de 1980, Siqueira Campos reve­lou que o médico que o acompa­nhou na época era o hoje senador Ronaldo Caiado. “Ali pelo quar­to dia de greve de fome, já fraco, o Ronaldo Caiado me levou escon­dido um prato com lentilhas para que eu me alimentasse. Ele sabia o quanto eu gostava de lentilhas, mas agradeci e não comi”, infor­mou o ex-deputado constituinte.

A entrevista de Siqueira Campos pode ser assistida na TV Assembleia nos canais 8, na NET, e no aberto fre­quência 61.2, além do canal no You­Tube. (Com informações do Portal de Notícias Assembleia)

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias