Soraya Thronicke explica ruptura com Bolsonaro: “Não poderia permanecer ao lado de quem desrespeita minorias”; assista ao vídeo
Redação Online
Publicado em 23 de junho de 2026 às 12:12 | Atualizado há 1 hora
A parlamentar declarou que se sentiu "traída" | Foto: @sorayathronicke
A senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) respondeu perguntas de seguidores nas redes sociais e comentou seu afastamento do ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo ela, não houve mudança de posicionamento político, mas uma ruptura por divergências de valores. A parlamentar declarou que foi “traída” e não a responsável por abandonar os princípios que defendia.
Soraya afirmou que não poderia permanecer ao lado de alguém que, em sua visão, desrespeita mulheres, negros e pessoas LGBTQIAPN+. Ela também citou a condução da pandemia e a falta de justiça social como razões para o afastamento. A senadora tem defendido pautas como o combate à violência contra a mulher e a igualdade de oportunidades.
Soraya Thronicke é senadora por Mato Grosso do Sul desde 2019 e concorreu à presidência do Senado em 2025. Ela integra comissões como a CCJ, a Comissão de Assuntos Sociais e a Comissão Mista de Combate à Violência contra a Mulher. A senadora tem se posicionado de forma independente em relação ao bolsonarismo, priorizando pautas sociais.