Política

TCE aprova avaliação de desempenho para servidores

Redação DM

Publicado em 25 de junho de 2016 às 03:04 | Atualizado há 9 anos

O Ple­ná­rio do Tri­bu­nal de Con­tas do Es­ta­do apro­vou, por una­ni­mi­da­de, pro­pos­ta da Pre­si­dên­cia do ór­gão que ins­ti­tui, pa­ra seus ser­vi­do­res efe­ti­vos, as ava­li­a­ções de de­sem­pe­nho por com­pe­tên­cia e por re­sul­ta­dos. A me­di­da es­tá con­sub­stan­ci­a­da na Re­so­lu­ção Nor­ma­ti­va nº 4/2016, pu­bli­ca­da na edi­ção de ho­je, 24 de ju­nho de 2016, do Di­á­rio Ele­trô­ni­co de Con­tas.

Na apre­sen­ta­ção da ma­té­ria, a pre­si­den­te do TCE, con­se­lhei­ra Car­la San­til­lo, des­ta­cou que o no­vo mo­de­lo de ava­li­a­ção cor­ri­ge al­gu­mas la­cu­nas dei­xa­das pe­lo sis­te­ma an­te­ri­or e in­se­re no­vas va­ri­á­veis ca­pa­zes de trans­for­mar a Ava­li­a­ção de De­sem­pe­nho em uma fer­ra­men­ta de ges­tão que tra­rá ex­pres­si­vos re­sul­ta­dos aos tra­ba­lhos exe­cu­ta­dos pe­lo Con­tro­le Ex­ter­no.

Na ela­bo­ra­ção do pro­je­to, a equi­pe da Ge­rên­cia de Ges­tão de Pes­so­as em­pre­gou as mais mo­der­nas téc­ni­cas con­so­li­da­das pa­ra a área, com vis­tas ao de­sen­vol­vi­men­to de po­lí­ti­ca de re­cur­sos hu­ma­nos. E le­vou em con­ta, den­tre ou­tros fa­to­res, o de­ver da boa ges­tão a que to­das as or­ga­ni­za­ções que in­te­gram a ad­mi­nis­tra­ção pú­bli­ca es­tão su­jei­tas, além da ne­ces­si­da­de de per­ma­nen­te es­tí­mu­lo ao de­sem­pe­nho dos  ser­vi­do­res pú­bli­cos, de mo­do a aten­der  ao prin­cí­pio da efi­ci­ên­cia, pre­vis­to no ca­put do art.37 da Cons­ti­tu­i­ção Fe­de­ral.

A nor­ma­ti­va ago­ra apro­va­da aten­de ain­da à ne­ces­si­da­de de re­gu­la­men­ta­ção e im­ple­men­ta­ção, ain­da no exer­cí­cio de 2016, dos cri­té­rios ca­pa­zes de per­mi­tir que os ser­vi­do­res con­cor­ram à Gra­ti­fi­ca­ção por De­sem­pe­nho e pos­sam de­sen­vol­ver na car­rei­ra.

A no­vi­da­de in­tro­du­zi­da – Ava­li­a­ção por Re­sul­ta­dos – en­glo­ba a aná­li­se do fa­tor pro­fis­si­o­nal e dos cri­té­rios de pra­zo e qua­li­da­de. A la­cu­na mais im­por­tan­te que exis­tia no mo­de­lo an­te­ri­or era jus­ta­men­te a au­sên­cia des­te ti­po de ava­li­a­ção, que, do­ra­van­te, vai con­tem­plar tan­to as com­pe­tên­cias quan­to os re­sul­ta­dos. Pa­ra a ela­bo­ra­ção da pro­pos­ta a equi­pe de Ges­tão de Pes­so­as do TCE re­a­li­zou pes­qui­sas em vá­rios ór­gã­os pú­bli­cos, pa­ra co­nhe­ci­men­to dos mo­de­los im­plan­ta­dos que apre­sen­ta­ram mais re­sul­ta­dos prá­ti­cos e efi­ci­en­tes.

 


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias