“Todas as rodovias que dão acesso a Goiânia estarão duplicadas até 2018”
Diário da Manhã
Publicado em 7 de abril de 2017 às 02:33 | Atualizado há 8 anosAo entregar ontem aos goianos a duplicação da GO-020, trecho Autódromo de Goiânia – Bela Vista de Goiás até o trevo de acesso a Piracanjuba, o governador Marconi Perillo afirmou que ao término deste mandato todas as rodovias que dão acesso a Goiânia estarão asfaltadas e duplicadas. Ele ressaltou que os recursos já estão assegurados, referindo-se ao Programa de Investimentos Goiás na Frente. “Agora é chamar as empresas de construção. Parando a chuva, naturalmente, pra não ter desperdício, e botar as máquinas para gerar dezenas de milhares de empregos nesse Estado inteiro; de Norte a Sul, de Leste a Oeste”, disse.
Das oito rodovias de acesso à Capital, seis já estão duplicadas e prontas: a GO-020, inaugurada ontem; GO-040, de Goiânia a Aragoiânia; GO-060, Goiânia a Trindade, reconstruída, remodelada e construída a via de pedestres; GO-403, Goiânia a Senador Canedo. A GO-070 está duplicada de Goiânia até Itaberaí, mas se estenderá até depois da cidade de Goiás, no trevo de Mossâmedes. A GO-080 está duplicada de Goiânia a Nerópolis, mas também está sendo estendida, e chegará à BR-153. O Governo de Goiás prepara para este ano o início da duplicação da G0-010, de Goiânia a Bonfinópolis; e da GO-462, de Goiânia a Santo Antônio de Goiás.
“Nós começamos e vamos terminar este ano, se Deus quiser, o trecho Goiânia até a Belém-Brasília. São 90 quilômetros até a cidade de São Francisco de Goiás. Vamos começar agora a duplicação de Goiânia, ali no Jardim das Oliveiras, iniciado até o trevo para Goianápolis, que é o início da duplicação, no sentido de Bonfinópolis. E vamos começar também a duplicação até Santo Antônio de Goiás. Com isso, todas as rodovias estaduais, que ligam Goiânia, que dão acesso a Goiânia, estarão asfaltadas e duplicadas”, afirmou.
Em discurso, lembrou que no início de sua primeira gestão, em 1999, nenhuma rodovia de Goiás era duplicada. “A não ser o trecho que o Santillo começou entre Goianápolis e que foi terminada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, o trechinho de Goiânia a Anápolis e nenhuma outra”, observou. Reiterou que as duplicações estão previstas no Programa Goiás na Frente, que prevê R$ 9 bilhões em investimentos em obras rodoviárias, civis e no setor da Saúde.
“Tomei a decisão, de que se fosse governador, iria concretizar o sonho da GO-020 duplicada”
Eu me lembro como se fosse hoje, da primeira vez em que aqui estive, por volta do ano 1976. Eu tinha um tio que era daqui, tio Vergílio, de Palma, casado com a minha tia e madrinha, que hoje é promotora de Justiça em Luziânia. A mãe dele morava aqui e eu vim com ele, pra uma festa aqui em Bela Vista. Não existia essa rodovia asfaltada ligando Bela Vista a Goiânia, e era demorado chegar aqui. Lama, poeira, uma estrada que tinha muita costela da vaca. Não era fácil a vida de quem vivia em Bela Vista e tinha que ir a Goiânia.
Quando eu estive aqui, e já tem mais de 40 anos, eu ouvi falar que o governador Ary Valadão, que iria assumir o governo, tinha o compromisso de construir essa rodovia. Depois eu vim mais uma vez e a rodovia já estava em obras. Demorou muito tempo para essa rodovia ficar pronta. E, graças a Deus, o povo de Bela Vista ganhou naquela época essa rodovia com a pista única que existiu até agora.
Durante muito tempo, ao longo da minha vida, eu já vou completar 28 anos exercendo mandato eletivo, eu ouvi as lideranças políticas de Bela Vista pedirem aos candidatos a deputado, aos candidatos ao senado, aos candidatos ao Governo do Estado pela realização desse sonho do povo de Bela Vista e da região inteira. Cristianópolis, Piracanjuba, Catalão, Pires do Rio, Santa Cruz, Palmelo, Passa Quatro, Ipameri, enfim, eu vim aqui nessa região depois, em 85, 86, pra formar a juventude, acompanhado do então candidato a governador Henrique Santillo, e esses pedidos eram sempre feitos.
Quando eu me candidatei pela primeira vez eu também recebi esse pedido, em 1998. Mas ao longo do tempo, depois da minha reeleição, em 2002, eu comecei a pensar seriamente em priorizar a duplicação dessa rodovia. E por volta de 2008 eu comecei a andar como senador pelo Estado inteiro, já na pré-campanha para ser candidato a governador em 2010, e foi aí que eu tomei a decisão, de que se fosse eleito governador do Estado, eu iria fazer tudo que estivesse ao meu alcance para concretizar esse sonho dos goianos, dos belavistenses e de todo o povo dessa região.
Doutor Valter Carlos disse aqui algo que é verdade e ele me cobrava sempre. Mas ele me cobrava, o Vanderlei me cobrava, o Eurípedes me cobrou, os vereadores, o meu querido vice-prefeito que esteve sempre comigo, também, e me cobrou. E depois a Nárcia, que eu conheci já nesse período em que eu fui governador, senador da República, e ela vereadora, depois vice-prefeita, começou a me pedir insistentemente, depois indo lá com a Eliane, enfim, procurar o Jayme, procurar o Vilmar Rocha. Mas o fato é que, precisamente, no ano de 2010 eu tomei a decisão de construir. Sabia que seria algo muito difícil.
“Graças aos nossos parlamentares, duplicamos muitas rodovias”
Há pouco tempo nós fizemos, com pista dupla, iluminação central e ciclovia, e inauguramos o trecho de Goiânia a Senador Canedo. Tempo atrás nós inauguramos a reconstrução, com iluminação moderníssima, dobramos a pista dos romeiros de Goiânia a Trindade. De Goiânia até o Madre Germana, na saída de Aragoiânia, com viaduto novo. Nós começamos e vamos terminar esse ano, se Deus quiser, o trecho Goiânia até a Belém-Brasília. São 90 quilômetros até a cidade de São Francisco de Goiás.
Nós estamos fazendo a duplicação entre Caldas Novas, Rio Quente e Morrinhos ao Brasil inteiro por pista dupla. E se Deus quiser também, nesse ano, nós queremos concluir essa obra. Vamos começar agora a duplicação de Goiânia, ali na Vila Matinha, aliás, do Jardim das Oliveiras, Divino; iniciado até o trevo para Goianápolis, que é o início da duplicação, no sentido de Bonfinópolis. E vamos começar também a duplicação até Santo Antônio de Goiás. Com isso, todas as rodovias estaduais, que ligam Goiânia, que dão acesso a Goiânia, estarão asfaltadas e duplicadas.
Mas é importante dizer, doutor José Eliton, você que é meu parceiro e companheiro de todas as horas, que quando eu cheguei ao governo, meus amigos, líderes aqui presentes, Juliano, Nárcia, amigos e amigas.
Quando eu cheguei ao governo em 99, nenhuma rodovia de Goiás era duplicada. A não ser o trecho que o Santillo começou entre Goianápolis e que foi terminada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, o trechinho de Goiânia a Anápolis e nenhuma outra. Nós batalhamos com as nossas bancadas, senador Wilder; no Senado, na Câmara.
“Goiás hoje é outro Estado: moderno, avançado, arrojado”
As pessoas quando chegam a Goiás, hoje, conhecem um outro Estado. Moderno, avançado, arrojado em todas as áreas. Nas universidades nós multiplicamos número de vagas. Nas universidades públicas e privadas. Graças a programas como o Bolsa Universitária.
Goiás é um Estado que tem quase cem por cento (100%) de iluminação urbana e vai chegar agora a cem por cento (100%) de iluminação rural. Várias cidades já têm a universalização do esgoto. Mais de 100 cidades já receberam estação de tratamento de esgoto dos nossos governos. Enfim, quase cem por cento (100%) de água tratada em nosso Estado. Enfim, nós avançamos extraordinariamente.
“Goiás na Frente consolidará infraestrutura do Estado”
E agora, ao lançar esse programa Goiás na Frente, depois de dois anos e meio (2,5 anos) de crise, nós fomos o primeiro estado brasileiro a mostrar para o Brasil um plano consistente, um projeto com fontes seguras para concluirmos as obras fundamentais em todas as áreas. Segurança, saúde, educação, infraestrutura, logística, saneamento, habitação, meio ambiente e em todas as outras áreas.
Um plano robusto que vai, definitivamente, consolidar a infraestrutura e consolidar Goiás como um Estado bom pra se viver, para atrair empregos, para atrair empresas, para garantir o desenvolvimento e a qualidade de vida dos que já estão hoje em condições de ocupar mão de obra qualificada, e os que virão daqui pra frente. Esse é um legado que nós vamos deixar ao Estado de Goiás. Fazer as coisas com planejamento. Construir obras bem feitas, com bom gosto. Obras criativas, que têm começo, meio e fim.
“O legado que vamos deixar é um Estado completamente diferente”
Daqui a pouco, alguns adversários que ainda insistem em atrasar o Estado de Goiás, não terão mais condições de falar de obras inacabadas ou falar qualquer coisa contra o Governo do Estado porque o estado que nós vamos deixar, o legado que nós vamos deixar, é um estado completamente diferente de um estado de 20, 30 anos atrás.
“Vamos conseguir transformando Goiás”
Neste ano e no ano que vem, eu e o doutor José Eliton, com esse plano Goiás na Frente, vamos fazer muito mais. Nós vamos terminar escolas, hospitais, nós vamos dar funcionalidade a Credeqs e a AMEs. Nós vamos, se Deus quiser, continuar, prosseguir, transformando Goiás num canteiro de obras e num estado onde os serviços realizados e prestados ao público são serviços de qualidade, que respeitam a dignidade de todos.