Último prazo para decidir
Redação DM
Publicado em 30 de julho de 2016 às 02:40 | Atualizado há 9 anosO período para os partidos políticos realizarem suas convenções partidárias vai até o dia 5 de agosto (sexta-feira), tendo iniciado no último dia 20. Apesar do prazo de 17 dias corridos, as principais legendas de Goiânia deixaram para cumprir esta obrigação com a Justiça Eleitoral no fim do período determinado. PMDB, PSB, DEM e PTB realizarão suas convenções no dia 5 de agosto. Já o PT definiu como data o dia 31 de julho (domingo), assim como a Rede Sustentabilidade. O PSDC, que tem como pré-candidato a prefeito de Goiânia o empresário Alexandre Magalhães, fez sua convenção quarta-feira (27).
O PSDB, que apresentou consenso pelo nome do deputado federal Giuseppe Vecci, realizará a convenção do partido hoje no Tatersal de Elite do Parque de Exposições Agropecuárias de Goiânia. Sem Iris Rezende, o PMDB não tem um nome forte para lançar como candidato a prefeito da Capital. Apesar do presidente da legenda em Goiânia, deputado estadual Bruno Peixoto, afirmar que o partido terá candidatura própria, integrantes do PMDB não descartam a hipótese do partido apoiar o nome de candidato de outro partido.
Assim como o PMDB, o DEM ainda não tem definido candidato próprio para disputar a Prefeitura de Goiânia. Se Iris fosse o candidato, provavelmente, o Democratas apoiaria sua candidatura. Conforme o presidente da sigla na Capital, Sílvio Fernandes, o DEM poderá apoiar algum candidato e não lançar candidatura própria. “Novos caminhos estão abertos”, ressaltou. A convenção do DEM será no diretório do partido, no Setor Sul, no dia 5 de agosto.
O PTB, que fará sua convenção partidária no último dia de prazo, tem como pré-candidato o ex-deputado Luiz Bittencourt, que já concorreu à Prefeitura de Goiânia nas eleições de 1996, pelo PMDB, quando foi derrotado por Nion Albernaz (PSDB). Na época, o governador do Estado era Maguito Vilela (PMDB) e Bittencourt, presidente da Assembleia Legislativa.
O ex-prefeito de Senador Canedo Vanderlan Cardoso é o pré-candidato à Prefeitura de Goiânia pelo PSB, que decidirá sua candidatura no dia 5 de agosto, no auditório principal da Câmara Municipal de Goiânia, às 9 horas. No auditório Costa Lima da Assembleia Legislativa, o PT realizará sua convenção partidária, que tem como pré-candidata a deputada estadual Adriana Accorsi. A reunião será no dia 31 de julho às 8h30min.
Com pré-candidato definido, o deputado federal Delegado Waldir, o PR ainda não definiu data para convenção do partido em Goiânia, mas, ao que tudo indica, a escolha deverá acontecer na data limite, visto que os partidos têm que publicar o edital de convocação até oito dias antes da convenção. Waldir trocou de partido (ele era do PSDB) com a promessa de ser candidato à Prefeitura de Goiânia. O PSOL, que tem como pré-candidato o professor Flávio Sofiati, também não marcou data para a convenção do partido.
Minirreforma eleitoral
A Reforma Eleitoral 2015 (Lei n° 13.165/2015) promoveu algumas alterações na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) com novas datas e regras para realização das convenções partidárias e dos registros de candidatura que já passam a valer para as eleições municipais deste ano. As convenções partidárias para a escolha dos candidatos pelos partidos e a deliberação sobre coligações devem ocorrer de 20 de julho a 5 de agosto.