Um ano sem Nion Albernaz
Diário da Manhã
Publicado em 5 de setembro de 2018 às 02:41 | Atualizado há 7 anos
- Professor de Matemática exerceu o cargo de secretário de Finanças da Prefeitura Municipal de Goiânia, no ano de 1966
- Pelas urnas, em cédulas, volta a ocupar o Palácio das Campinas, de 1989 a 1992, ao derrotar Pedro Wilson Guimarães
- Já no ninho tucano, após ruptura com Iris Rezende e com apoio de Marconi Perillo, vence as eleições em 1996, em Goiânia
Um ano após a sua morte, ocorrida em 6 setembro de 2017, o ex-prefeito de Goiânia Nion Albernaz é ainda uma referência em gestão pública. Ex-secretário municipal de Finanças, acabou nomeado, em 1983, pelo recém-eleito governador do Estado de Goiás, que havia sido cassado em 17 de outubro de 1969 e que teve os direitos políticos suspensos por exatos 10 anos, anistiado, Iris Rezende Machado, chefe do Executivo da Capital. Não custa lembrar. Sob a ditadura civil e militar [1964- 1985] não havia eleição direta nas capitais, estâncias hidrominerais e áreas classificadas como de segurança nacional. Longe da democracia. Bem distante.
Com a realização de eleições diretas, no ano de 1985, em Goiânia, vencidas por Daniel Antônio [PMDB], contra Darci Accorsi [PT], com suspeitas de fraudes, Nion Albernaz deixa o cargo que ocupava e é eleito em 1988. O líder do PMDB derrotara o ex-reitor da Universidade Católica de Goiás [UCG], atual PUC [GO], Pedro Wilson Guimarães [PT], por uma diferença mínima de 3% dos votos. Os institutos de pesquisas apontavam Maria Valadão, mulher de Ary Valadão, na segunda posição. Os levantamentos estatísticos estavam todos errados. O sociólogo e advogado quase ganha as eleições. O PT surpreende em Goiânia, São Paulo, Porto Alegre e Vitória.
Nion Albernaz, professor de Matemática, casado com Geralda Albernaz, cria o conceito arquitetônico e urbano de ‘Cidade das Flores’. O PT derrota o seu candidato e o de Iris Rezende em 1992, Sandro Scodro Mabel [PMDB]. Com Darci Accorsi. O jingle do petista tinha a impressão digital de Itamar Correia – Goiânia éééééééééééééé… Darci Accorsi. Já no ninho tucano, Nion Albernaz, que havia sido derrotado no pleito ao Senado da República, em 1994, ganha a corrida eleitoral, em 1996, ao Paço Municipal. Para o seu terceiro e último mandato na cadeira principal da Prefeitura de Goiânia. Ele virou o presidente de honra do PSDB, em Goiás. O seu herdeiro político é Thiago Albernaz. Ex-vereador em Goiânia. Por um mandato.
CRONOLOGIA
1966 É o secretário de Finanças
1983 Nomeado prefeito de Goiânia
1988 Eleito prefeito de Goiânia
1994 É derrotado ao Senado
1996 Eleito prefeito de Goiânia
2000 Nion deixa a vida pública
2017 Morre Nion Albernaz