Vecci: “Reforma da Previdência precisa de ajustes para atender a população”
Redação
Publicado em 23 de março de 2017 às 02:45 | Atualizado há 8 anos
O deputado federal Giuseppe Vecci (PSDB) é categórico ao defender que a proposta da Reforma da Previdência necessita de ajustes para ficar em sintonia com as demandas da população. O parlamentar sugere mudanças em pontos do texto como as regras de transição, dos pensionistas, da aposentadoria rural e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para idosos e deficientes físicos. “No geral, apoiamos alguns itens da proposta enviada pelo governo federal, mas entendemos que é necessário que possamos dar a nossa pintura da socialdemocracia”, diz Vecci. Ele explica que um dos pilares da socialdemocracia é a Previdência Social, e que o partido está comprometido com as mudanças para que o Brasil não piore sua situação fiscal. “Mas é fundamental, do ponto de vista de justiça social, que possamos criar condições gradativas de executar essa mudança. E o PSDB tem responsabilidade econômica, fiscal, e também tem responsabilidade social com o país”, frisa.
Em relação às regras de transição, Vecci sugere que seja levado em consideração não somente a idade, mas também o tempo de contribuição acumulado, de maneira proporcional à participação do segurado para o custeio do sistema (de acordo com os diferentes regimes e especificidades de cada atividade). Para os pensionistas, Vecci pondera que é preciso uma reformulação da proposta. “É possível somar aposentadorias com pensões até o teto do INSS”.
Vecci propõe que haja também um olhar diferenciado em relação aos trabalhadores rurais. Para ele, a proposta do governo federal é muito rígida com esta categoria. Outro ajuste defendido é a manutenção do BPC. Como membro titular da comissão especial da Reforma da Previdência, o deputado tem participado de diversas reuniões para discutir os pontos da proposta.