Vereador propõe “Ônibus Rosa” exclusivo para mulheres em Goiânia
Diário da Manhã
Publicado em 6 de outubro de 2016 às 00:02 | Atualizado há 9 anos
Tramita na Câmara Municipal de Goiânia o projeto do vereador Zander Fábio (PEN) que cria o “Ônibus Rosa”. São veículos de transporte coletivo exclusivo para atender as passageiras no horário de pico.
De acordo com o autor do projeto, o objetivo é fazer com que o transporte público seja mais seguro para as mulheres que são submetidas a práticas ofensivas a sua dignidade. “Infelizmente ainda vivemos numa cultura retrógrada e machista que permite aos homens se aproveitarem da precariedade do transporte público”, argumenta.
A medida estabelece que a Câmara Deliberativa de Transportes Coletivos da Região Metropolitana de Goiânia (CDTC-RMTC) deverá determinar a porcentagem de veículos destinados para o transporte de mulheres, mas não poderá ser menor que 30% da frota.
A CDTC-RMTC poderá também definir os horários de circulação do veículos, porém atendendo prioritariamente de segunda à sexta, das 5h à 8h, das 11h à 14h e das 17h às 20h. Além disso, as empresas que descumprirem a medida sofrerão penalidades, que podem desde multa até proibição de contratar com a Prefeitura por cinco anos.
O projeto determina que de fato os ônibus exclusivos deverão ser pintados com a cor rosa e devem ser dirigidos por motoristas do sexo feminino. Haverá exceção para meninos de até 14 anos que estiverem acompanhados. Não haverá alteração no valor das passagens no “Ônibus Rosa” e mulheres poderão optar pelo transporte exclusivo ou misto.