Vereadores afastam prefeito de Aragarças
Diário da Manhã
Publicado em 24 de janeiro de 2018 às 00:51 | Atualizado há 7 anos
Investigado por possíveis infrações políticas e administrativas, o prefeito de Aragarças, José Elias Fernandes (Pros), teve seu mandato cassado pela Câmara de Vereadores no último dia 17, por oito votos favoráveis e dois contrários ao relatório final da Comissão Processante. Com o afastamento de José Elias – que deverá recorrer da cassação –, o vice-prefeito Aurélio Martins Leão (MDB) é quem assume interinamente a prefeitura do município.
Após sete horas de sessão extraordinária, os vereadores consideraram procedentes quatro das sete acusações das quais José Elias era acusado: estabelecimento de valor de diárias em benefício do próprio e em valores desproporcionais e exorbitantes; nomeação irregular de agentes públicos; deixar de atender requerimentos do Legislativo; fortes indícios de corrupção na exploração do estacionamento rotativo da praia Quarto Crescente.
As acusações em relação ao retardo na publicação de leis municipais, uso abusivo e ilegal das diárias no período de 2 de fevereiro a 23 de março de 2017 e falta de gerenciamento adequado de resíduos hospitalares não tiveram provas suficientes. Os vereadores votaram individualmente cada denúncia.
Antes do pleito, o processo foi lido na íntegra pela Comissão Processante e os parlamentares também puderam ouvir as considerações da defesa de José Elias. Ao fim, o presidente da Casa, vereador Celso Aparecido Barros (PTC), ouviu o voto de cada um dos vereadores e ressaltou: “Pelo quórum de dois terços da Casa, fica cassado o prefeito de Aragarças, senhor José Elias Fernandes. Determino em obediência ao disposto no Art. 5º § 6 do Decreto de Lei 201/67 no Art. 80 § 8 da Lei Orgânica do município que seja emitido imediatamente o decreto do Legislativo de cassação de mandato do denunciado José Elias Fernandes. Determino, ainda, que seja convocado o vice-prefeito senhor Aurelio Martins Leão para assumir o cargo de prefeito do município de Aragarças, estado de Goiás”, determinou.
A reportagem do Diário da Manhã entrou em contato com o José Elias pelo telefone (66) 99637-6xxx, mas não obteve êxito e também não teve resposta via aplicativo de mensagem.