Vergílio defende mercado legal e critica seguro pirata
Redação
Publicado em 25 de dezembro de 2017 às 23:50 | Atualizado há 7 anos
O deputado federal Lucas Vergílio (SD-GO) ocupou Tribuna da Câmara para defender, com veemência, o mercado legal de seguros e criticar as associações que comercializam a chamada “proteção veicular”.
Segundo ele, uma atividade praticada sem a observação das normas da entidade reguladora, a Susep, bem como orientações do CNSP e o decreto lei 73/66 é ilícita e há certamente um risco de dano para o consumidor diante da total falta de garantia do produto que oferecem.
Em rápido, mas duro, pronunciamento, ele alertou para as consequências da atuação irregular dessas entidades e elogiou o Tribunal de Justiça de Pernambuco, que determinou o cancelamento do registro de associação que operava nesse mercado marginal naquele estado.
“O mercado de seguros é regulamentado, fiscalizado e existem razões legais para isso. Primeiro, porque você lida com o patrimônio das pessoas; depois, porque você lida com a vida das pessoas; e por fim, porque você está lidando com a poupança interna do nosso País”, advertiu o parlamentar goiano.
Nesse contexto, Lucas Vergilio classificou de irretocável a sentença proferida pelo Tribunal de Pernambuco, principalmente por indicar o entendimento do Judiciário de que essas ditas associações de proteção veicular “praticam concorrência desleal e estão cometendo crime contra a economia popular”.
Ele lembrou que a associação chegou a alegar que não comercializa seguro, mas produto denominado “garantia veicular”, sem a presença de cláusulas constantes nas apólices comercializadas no mercado e com cobertura reduzida, razão pela qual não estaria sujeita à supervisão da Susep.