Waldir e Francisco são os mais influentes nas redes
Redação DM
Publicado em 23 de agosto de 2016 às 02:12 | Atualizado há 1 ano
Delegado Waldir lidera o ranking, com 22 pontos, seguido de Francisco Jr, com 18
O Diário da Manhã volta a observar a atuação dos candidatos a prefeito de Goiânia nas redes sociais. Com as limitações da nova Lei Eleitoral, a internet passou a ser um território ainda mais valioso para os políticos. Todos os candidatos ao Paço Municipal têm perfis nas redes sociais e os mais influentes são delegado Waldir (PR) e Francisco Júnior (PSD), de acordo com análise da empresa Eureka Comunicação.
O período analisado foi de 16 a 22 de agosto e as plataformas observadas foram Twitter e Facebook. O quesito Influência leva em conta três fatores: Interações (curtidas, comentários, compartilhamentos, retweets), Alcance (número de seguidores e fãs divididos pelo número de interações e engajamento durante o período analisado) e Engajamento (regularidade das postagens dividida pelo número de interações durante o período analisado).
Fenômeno nas redes sociais, Waldir lidera o ranking com 22 pontos. Francisco Júnior ficou na segunda colocação, com 18 pontos, e tem priorizado uma divulgação positiva de suas atividades de campanha. Iris Rezende usa redes sociais apenas em período eleitoral, quando é candidato, e está na terceira colocação. Adriana Accorsi (PT) tem evitado aparecer de vermelho para não se vincular ao PT. Ela é quarta colocada no ranking. Tem 17 pontos.
O empresário Vanderlan Cardoso (PSB) obteve 15 pontos, seguido por Djalma Araújo (Rede), que tem linguagem mais agressiva nas redes sociais, e Flávio Sofiati (PSol). Apesar de liderar a lista encomendada pelo DM, Waldir foi o candidato que fez menos postagens no período analisado. Os perfis que mais postaram durante a primeira semana foram Adriana Accorsi e Francisco Júnior.
Os candidatos com o maior Alcance (número de seguidores e fãs divididos pelo número de interações e engajamento durante o período analisado) foram delegado Waldir e Iris Rezende. Os candidatos com o maior número de Interações (curtidas, comentários, compartilhamentos, retweets durante o período analisado) foram Francisco Jr. e Iris Rezende.
ANÁLISE EUREKA COMUNICAÇÃO
– A análise da primeira semana de campanha nas redes sociais dos candidatos à Prefeitura de Goiânia, permitida pela Justiça Eleitoral a partir de 16 de agosto, mostra o melhor desempenho dos candidatos Francisco Jr., Iris Rezende e Adriana Accorsi.
– O levantamento também mostra que o candidato delegado Waldir, embora apareça em 1° lugar na soma de critérios do levantamento, diminuiu consideravelmente sua atuação nas redes sociais. De todos os candidatos é o que fez o menor número de postagens nos últimos sete dias.
– Os perfis mais ativos (com maior número de postagens) durante a primeira semana foram os candidatos Adriana Accorsi e Francisco Jr.
– Os candidatos com o maior Alcance (número de seguidores e fãs divididos pelo número de interações e engajamento durante o período analisado) foram delegado Waldir e Iris Rezende.
– Os candidatos com o maior número de Interações (curtidas, comentários, compartilhamentos, retweets durante o período analisado) foram Francisco Jr. e Iris Rezende.
– Os candidatos que mais ganharam seguidores, quando comparados com a semana anterior, foram Francisco Jr. e Iris Rezende.
– Os piores desempenhos em relação ao número de novos seguidores, quando comparados com a semana anterior, foram delegado Waldir e Vanderlan Cardoso.
RANKING
Delegado Waldir (PR)
Interações = 10
Alcance = 10
Engajamento = 2
Influência = 22
Francisco Jr. (PSD)
Interações = 5
Alcance = 6
Engajamento = 7
Influência = 18
Iris Rezende (PMDB)
Interações = 5
Alcance = 7
Engajamento = 5
Influência = 17
Adriana Accorsi (PT)
Interações = 4
Alcance = 4
Engajamento = 9
Influência = 17
Vanderlan Cardoso (PSB)
Interações = 4
Alcance = 5
Engajamento = 6
Influência = 15
Djalma Araújo (Rede)
Interações = 3
Alcance = 3
Engajamento = 5
Influência = 11
Flávio Sofiati (Psol)
Interações = 3
Alcance = 2
Engajamento = 4
Influência = 9