Wilder Morais é nome escolhido para coordenar transição
Redação
Publicado em 23 de outubro de 2018 às 01:38 | Atualizado há 7 anos
Escolhido para coordenar a equipe de transição do governador eleito Ronaldo Caiado, o senador Wilder Morais informou que terá uma equipe de técnicos especializados, formada pela instituição Comunitas, apresentada por Caiado como a responsável por toda a parte técnica do processo.
Durante entrevista coletiva, foi esclarecido que a consultoria contratada possui viés totalmente técnico, defendido durante as eleições, e que será incumbida de fazer todo o levantamento da situação e produzir os relatórios que subsidiaram as novas ações e gestão estadual.
Em relação ao trabalho da Comunitas, Wilder adiantou: “Essa equipe virá dando sugestões para que nós possamos fazer um relatório preciso e detalhado de cada área”.
O senador acrescentou que a partir de agora não haverá mais nenhum dia de descanso até a posse do governador eleito, em janeiro, e que cada área, nesse trabalho de transição, contará com um técnico especialista.
PRIMEIROS PASSOS
Wilder Morais adiantou que o próximo passo é solicitar um relatório detalhado de todas as pastas da atual administração, com base nesses relatórios serão adotadas a medidas para a próxima gestão. Também está previsto um levantamento de todos os bens do estado e de todas as pendências e dívidas existentes. Como coordenador da equipe, Wilder Morais acredita que haverá transparência no processo e disse ser certa a boa vontade do atual governo em auxiliar a transição, assim como no potencial técnico da Comunitas.
Ronaldo Caiado disse que Wilder Morais e Adib Elias por enquanto são os nomes a comporem esse primeiro momento do futuro governo e que ele está ainda “no primeiro degrau” dos estudos de possíveis nomes para todos os escalões da nova administração. “Eu como cirurgião, gosto de seguir etapas, primeiros fazemos o diagnóstico, depois decidimos qual o tratamento adotar”, completou o governador eleito.
PERFIL DO SENADOR WILDER MORAIS
Wilder Morais alia perfil técnico e político
Wilder Morais é senador da República, mas tem perfil técnico: formou-se em engenharia civil pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), tem profundo conhecimento de cálculos e empreendedorismo.
É um dos proprietários da Orca Construtora, que se notabilizou nas últimas décadas por construir supermercados da rede Carrefour em vários países do mundo.
Como empresário, Wilder tornou-se conhecido por realizar negócios exclusivamente com o segmento privado.
Assumiu mandato de senador em 2012, tornando-se líder do grupo de 13 senadores – aliança política determinante para a provação da pauta de interesse do Governo Federal. Foi vice-líder da presidência da República na mesma casa e assumiu comissões importantes, como a que relatou as Obras Paradas.
É autor da proposta de lei convertida na Lei Federal 13.490/17 que modifica a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e que permite o investimento direito da iniciativa privada nos projetos de pesquisa científica – mesmo modelo das grandes faculdades americanas.
Durante a campanha eleitoral deste ano, a imprensa o reconheceu como o parlamentar que mais trouxe recursos para Goiás em toda história, entre emendas orçamentárias e articulações junto aos ministérios, Caixa Econômica Federal e demais empresas públicas.
Conforme levantamento da imprensa no Senado Federal e ministérios, os aportes chegaram a R$ 4,5 bi em seis anos de mandato.
Nas eleições deste mês, ficou em terceiro lugar na disputa para o Senado, com quase 800 mil votos, tornando-se o candidato estreante a mais ter votos na história das disputas majoritárias. Em volume de votos e proporcionalmente, teve mais votos do que os candidatos ao governo, fora o senador eleito, Ronaldo Caiado.