Home / Saúde

SAÚDE

Governo de São Paulo doará hormônios a tratamento de transexuais

Nove Unidades Básicas de Saúde (UBS), do centro de São Paulo, capital, iniciaram um serviço gratuito de hormonoterapia para transexuais. O incentivo é uma tentativa de diminuir a automedicação. Os pacientes ainda contarão com acompanhamento psicológico.

“Primeiramente, o paciente precisa procurar uma dessas UBSs onde passará por sessões com um psicólogo que irá elaborar um laudo analisando se ele está convicto que é aquilo que quer e vai encaminhar o paciente para consulta com o endocrinologista que vai solicitar exames e avaliar se vai prescrever o tratamento”, destacou o secretário municipal da Saúde, Alexandre Padilha.

A proposta, inicialmente, é atender a comunidade LGBT do programa da prefeitura de recolocação profissional, reintegração social e resgate da cidadania, o Projeto Transcidadania, destinado ao público inserido em situações de risco.

Segundo Padilha, o programa deve ser expandido. “A ideia é que possamos levar essa discussão e a capacitação dos profissionais para as outras regiões da cidade, já que na maioria delas já há atendimento ao público LGBT”.

A fim de evitar que os transexuais façam uso indiscriminado de medicamentos, o programa foi proposto para que essas pessoas possam buscar ajuda especializada.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias