Home / Saúde

SAÚDE

Novembro Azul: previna-se do Câncer de Próstata

Se em outubro usamos o rosa para combater o câncer de mama, em novembro muda-se a cor e a luta também. Neste mês, o “azul” simboliza a campanha em combate ao câncer de próstata e visa conscientizar sobre a importância de realizar exames regulares para conseguir um diagnóstico precoce e tratável.

O câncer de próstata é o resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata. Quando existe presença de câncer, a glândula endurece.

O mês de novembro foi escolhido porque no dia 17 é a data em que se comemora mundialmente o Dia de Combate ao Câncer de Próstata. No exterior é chamado de “Movember” que significa “Bigode de Novembro”.

O câncer da próstata é considerado o sexto tipo de câncer mais frequente no mundo e em cada seis homens, um é alvo da doença. A doença atinge principalmente homens acima de 50 anos de idade, por isso nessa faixa etária deve-se fazer os exames com frequência.

Os sintomas mais comuns dessa doença são: vontades urgentes e repentinas de urinar, dificuldade para urinar, diminuição no jato de urina, aumento da frequência urinária, dores corporais e ósseas, insuficiência renal e fortes dores.

É importante fazer exames periódicos de toque e de sangue pois quando a doença está na fase inicial, não apresenta nenhum sintoma.

Para prevenir o câncer de próstata é necessário seguir alguns hábitos que que são: manter uma dieta saudável (legumes, frutas, verduras, graus e cereais), evitar gorduras principalmente de animal; fazer atividades físicas ao menos 30 minutos e cinco vezes por semana; controlar o peso; limitar o consumo de álcool e cigarros.

Para saber mais acesse o site do Instituto Lado a Lado pela Vida.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias